A Campanha da Fraternidade para o ano de 2022 reflete sobre o tema da educação, com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr 31,26). Considerada oportuna, de suma relevância e até mesmo profética, a iniciativa propõe a reflexão: o que ocorreria com uma pessoa, um país ou uma sociedade que não levasse em conta uma formação crítica e sólida?
No texto divulgado pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), são levantadas hipóteses e reflexões sobre os caminhos educacionais no país, os entraves que inviabilizam uma educação de qualidade, sobretudo no período de grave crise causada pela pandemia de covid-19, entre outros assuntos.
A publicação busca refletir sobre a indispensável relação entre fraternidade e educação, recordando que educar não é um ato isolado, mas, sim, o encontro no qual todos são educadores e educandos, uma inspiração para a missão educacional de cada pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade.
Realizada no Brasil desde 1964, a Campanha da Fraternidade tem como propósito ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal rumo à solidariedade, um problema concreto da sociedade brasileira.
Leia o texto na íntegra.
Fonte: Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)