Campina Grande saiu da 22ª para a 16ª posição no Ranking do Saneamento 2022, em relatório periódico divulgado pelo Instituto Trata Brasil. Em termos práticos, passa a ser a segunda melhor cidade saneada do Nordeste, perdendo apenas para Vitoria da Conquista (13ª), na Bahia, e ficando à frente de capitais importantes do País como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Nesta sua pesquisa, publicada no último dia 22, o Trata Brasil mostra o cenário do saneamento básico no Brasil e o avanço dos indicadores de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas 100 maiores cidades do país, entre 2019 e 2020.
O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, com estudo buscando mostrar quais são os desafios que o país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
João Pessoa, também aparece no relatório do Instituto Trata Brasil, na 36ª posição.
O grande destaque de Campina Grande é com relação ao índice de esgoto tratado, referente à água consumida. A cidade trata 81,19% da água consumida, quando a média nacional é de 49,1%.