Campina Grande historicamente sempre esteve na vanguarda política da Paraíba, com projeção sempre ecoada e dimensionada positivamente no Congresso Nacional(Senado e Câmara dos Deputados).
Foi assim no tempo de Argemiro de Figueiredo, Nilton Rique, Raymundo Asfora, Ronaldo Cunha Lima e Vita do Rêgo.
Atualmente, essa posição vanguardista segue ostentada de forma bastante peculiar. É que a cidade de Verniaud Wanderley, Orlando Almeida, William Arruda e Evaldo Cruz tem neste momento a primazia de ter no Senado os três representantes da Paraíba: VENEZIANO VITAL DO RÊGO(MDB), DANIELLA RIBEIRO(PP) e NILDA GONDIM(MDB).
Desses três senadores campinenses, dois são mãe e filho – Nilda e Veneziano. Dona Nilda, que é suplente do senador José Maranhão que se encontra enfermo, é filha do saudoso governador da Paraíba Pedro Gondim, esposa do memorável deputado federal Vital do Rêgo e genitora também do ex-senador e hoje ministro o TCU, Vital Filho.
Daniella Ribeiro é filha do ex-prefeito Enivaldo Ribeiro, irmã do deputado federal Agnaldo Ribeiro e mãe do atual vice-prefeito de Campina, Lucas Ribeiro.
Dos 12 deputados federais da Paraíba, cinco(5) são de Campina Grande: Damião Feliciano(PDT), Wellington Roberto(PR), Agnaldo Ribeiro(PP), Juliam Lemos(PSL) e Pedro Cunha Lima(PSDB).
Para inflar ainda mais, de forma exitosa, o ego campinista, a “cidade dos tropeiros” tem o segundo mais importante agente político hoje no Congresso Nacional: o senador VENEZIANO VITAL DO RÊGO, eleito, no começo da semana, 1º vice-presidente do Senado.
Por: Vanildo Silva
Jornalista, editor do BOA NOTÍCIA PB