A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

8056 - Formato 2

Campina recebe mais de 20 novos MÉDICOS RESIDENTES

RESIDENTES

O Programa de Residência Médica do Município de Campina Grande promoveu nesta sexta-feira, 1, a acolhida aos médicos da nova turma de residentes do Município. Os mais de 20 profissionais vão atuar em diversos serviços municipais como as Unidades Básicas de Saúde, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).

São 14 residentes em Medicina de Família e de Comunidade, 5 em Pediatria e 3 em Ginecologia e Obstetrícia. Para as 3 vagas de Neonatologia não houve candidatos aprovados. Por isso, a Comissão da Residência Médica (Coreme) vai realizar uma nova seleção para neonatologia com inscrições previstas entre 15 e 18 de março.

Todos os residentes que iniciaram a atividade nesta sexta-feira, 1, a partir da acolhida foram aprovados no Exame Nacional de Residência Médica, o Enare. O conceito da Residência Médica do Município de Campina Grande é um dos maiores do país. Para a especialidade de Medicina de Família e de Comunidade, as notas para a cidade são as mais altas do país, assim como a taxa de concorrência.

O Programa de Residência Médica de Campina Grande completou 10 anos e já formou 35 pediatras, 47 especialistas em Medicina de Família e de Comunidade, 24 ginecologistas e obstetras e 11 neonatologistas, além de capacitar e certificar 29 egressos de pediatria para a triagem neonatal do teste do olhinho.

Os residentes vão atuar durante 2 ou 3 anos, dependendo da especialidade e vão receber um auxílio por meio de bolsa, com acompanhamento dos supervisores de cada especialidade. “Estamos muito felizes em receber mais uma turma de residentes, demonstrando o quanto o nosso programa está fortalecido em todo o país”, disse a coordenadora do Programa, a médica pediatra Jeanette Oliveira.

Além da Residência Médica, na próxima segunda-feira, 4, Campina Grande inicia a primeira Residência Multiprofissional do Município, em parceria com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Residência Multiprofissional tem ênfase na Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde e na Rede de Atenção Psicossocial e contempla 11 vagas englobando dentistas, enfermeiros e psicólogos. A acolhida aos residentes acontece pela manhã na próxima segunda-feira, 4, na UFCG.