A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Carlo Acutis: primeiro santo da era digital, será canonizado domingo 7 de setembro

Neste domingo, 7 de setembro de 2025, o Papa Leão XIV estará canonizando, o jovem londrino Carlos Acutis, Padroeiro da Internet e Influencer de Deus

Vitimado pela leucemia, ele morreu no dia 12 de outubro, de 2026, aos 15 anos, em Monza, na Itália, e será canonizado como o primeiro santo da era digital.

 Em sua breve vida, usava a internet para falar sobre os sacramentos da Igreja e manifestar sua fé. A canonização será a primeira realizada pelo papa Leão XIV, embora o processo tenha sido conduzido pelo Papa Francisco

Carlo Acutis, filho único, nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, porque seus pais estavam lá a trabalho. Ele também foi batizado nesta mesma cidade, no dia 18 de maio, mas logo a família voltou para sua cidade de origem, Milão, na Itália, onde Carlo cresceu.

Seus pais, Andrea e Antônia, viviam muito bem economicamente e, apesar de se considerarem católicos, não praticavam a religião — não tinham uma vida católica.

Desse modo, a vida espiritual de Carlo ganhou impulso significativo por influência de sua babá polonesa, de nome Beata, que era profundamente devota.

Ela lhe ensinou as primeiras orações e o introduziu à fé católica de modo que, com cerca de 4 anos de idade, Carlo passou a demonstrar grande interesse pelas coisas de Deus.

Carlo frequentava a Santa Missa diariamenteparticipava da Adoração Eucarística e rezava o Rosário. Além disso, ele realizava serviços aos pobres, e apesar de ter nascido em uma família rica, era bastante desapegado de seus bens, sempre pensando naqueles que pouco tinham.

Além disso, Carlo Acutis tinha uma compreensão espiritual impressionante para sua idade e falava a todos com naturalidade sobre sua amizade com Jesus. Aos 7 anos o menino já tinha uma fé madura o suficiente para receber Jesus na Eucaristia.

Os dois grandes pilares da vida espiritual de Carlo eram a Eucaristia e Nossa Senhora, tinha particular devoção ao Rosário. Desse modo, ele chamava a Eucaristia de “a minha estrada para o céu” e se confessava regularmente para manter-se em estado de graça. Carlo entendia, de fato, o poder transformador da Eucaristia e dedicava seu tempo para participar da adoração eucarística sempre que possível. O Rosário, para Carlos, era uma poderosa arma espiritual.

Outra questão muito presente na vida de Carlo Acutis foi a internet. Ele tinha uma paixão pela tecnologia e, ainda muito jovem, percebeu o potencial da internet como uma ferramenta para evangelização. Assim, passou a utilizá-la para realizar um lindo apostolado, manifestando ainda mais o seu amor pela Eucaristia e por Nossa Senhora. 

Desse modo, aos 11 anos, ele começou a criar um site dedicado a catalogar milagres eucarísticos ao redor do mundo.

De fato, Carlo tinha um talento especial para tornar a fé mais acessível e cativante, usando a linguagem e os meios disponíveis a sua geração. Ele acreditava que a internet poderia ser um espaço para espalhar a fé. Sendo assim, fazia questão de apresentar, sobretudo aos jovens, a beleza da fé, com argumentos sólidos para convertê-los e levá-los a enxergar a verdade que ele já via. Carlo queria tornar conhecidos os milagres que apontavam para o sobrenatural presente na Eucaristia.

Além disso, ele fez outra pesquisa, dessa vez sobre as aparições de Nossa Senhora, a fim de torná-las ainda mais conhecidas através de seu site. Carlo tinha uma devoção especial a Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora de Lourdes

A Igreja tem Santa Clara como padroeira da televisão e, agora, séculos depois, Carlo Acutis é oficialmente declarado padroeiro da internet! Este título reflete sua paixão pela tecnologia e a sua habilidade em usá-la para o Bem maior. Ele é um modelo para todos os jovens que desejam usar suas habilidades e talentos para servir a Deus e à Igreja. Carlo provou que a santidade não está reservada aos mosteiros ou aos tempos antigos, mas pode florescer em meio à era digital.

*Da Redação do BOA NOTÍCIA PB