A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

8056 - Formato 2

Ciclismo noturno encerra NOVEMBRO AZUL em Campina nesta quarta

ciclismoo

A campanha Novembro Azul, de conscientização sobre os cuidados com a saúde integral do homem, será encerrada nesta quarta-feira, 29, em Campina Grande, com o Pedal Azul, evento voltado para os amantes do ciclismo.

Qualquer pessoa pode participar e a concentração será às 19h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na avenida Assis Chateaubriand, 1376, bairro da Liberdade.

O percurso será acompanhado pelos agentes de trânsito da STTP. A saída acontecerá na Secretaria de Saúde e todo o trajeto pode ser conhecido em https://onthegomap.com/s/sahbm6n9. Qualquer pessoa interessada pode ir ao local com a sua bicicleta para participar do evento e não é necessário fazer inscrição prévia.

O evento de fechamento do Novembro Azul está em sintonia com o tema da campanha deste ano: “Todas as torcidas vestem a cor de saúde”. A campanha faz alusão às atividades esportivas e o cuidado com a saúde, já que o esporte é uma temática de interesse do público masculino e cuja prática ajuda na qualidade de vida e de saúde dos homens. A solenidade de abertura da campanha aconteceu no dia 8 de novembro, com uma partida de Futsal.

O evento é realizado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel). Ao longo do mês foram desenvolvidas várias ações na Feira Central, empresas privadas, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Universitário Alcides Carneiro e Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP).

Cuidado integral – A campanha deste ano chama a atenção para o cuidado integral com a saúde do homem. Desse modo, a população masculina é convidada a buscar atendimento para todas as áreas da saúde e não especificamente para a prevenção do câncer de próstata, uma vez que esta doença atinge geralmente uma faixa etária específica e aponta para uma possibilidade de adoecimento do público.

A nota técnica 9/2023 do Ministério da Saúde recomenda a convocação de todas as pessoas do gênero masculino, independentemente da idade, para buscar os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). Em Campina Grande, por exemplo, dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) demonstram que as principais causas de morte nos homens adultos são doenças cardiovasculares e acidentes de trânsito.