As Clínicas Escolas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que funcionam no Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), retomaram o atendimento à população oferecendo serviços gratuitos nas diversas áreas de saúde. Por conta da pandemia, o atendimento está sendo com a capacidade reduzida, sendo que algumas clínicas estão priorizando os pacientes que já iniciaram e precisam dar continuidade ao tratamento. Os atendimentos em Enfermagem, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia estão seguindo um rigoroso protocolo de biossegurança definido pela Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (CIAST), e das comissões de Biossegurança dos Cursos e do Comitê de Contingência de Crise da UEPB.
Na Clínica Escola de Fisioterapia, o atendimento foi retomado na segunda-feira (14), com os serviços de Traumato-Ortopedia, Reumatologia e Geriatria (TORG), Neurologia Infantil, Ginecologia e Obstetrícia, e Cardiorrespiratória. O atendimento é de segunda a sexta-feira, nos dois turnos, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Como a Clínica está operando com a capacidade reservada, o atendimento está priorizando os pacientes do semestre passado. Atualmente 260 pessoas estão sendo atendidas na Clínica.
O diretor da Clínica, professor Ciro Franco de Medeiros Neto, enfatizou que ao local está priorizando os pacientes que já estavam sendo acompanhados no ano passado para não interromper o tratamento. Ele ressaltou que no momento a Clínica de Fisioterapia não está recrutando novos pacientes, mas apenas atendendo aqueles que já estavam cadastrados na lista de espera. Os novos pacientes estão sendo inseridos em uma lista de reserva, e serão chamados na medida em que novas vagas forem surgindo.
Segundo o diretor, atualmente a Clínica Escola de Fisioterapia tem uma média de mil pacientes na lista de espera, aguardando a vez de serem chamados. O local recebe pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas diferentes áreas de reabilitação da Fisioterapia. Para ter acesso à Clínica, os pacientes precisam obrigatoriamente estar vacinados contra a covid-19. Os alunos e professores também foram testados e vacinados e seguem todos os protocolos preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com serviço de alta qualidade, dedicação dos futuros odontólogos, sob olhares atentos dos professores, a Clínica de Odontologia também retomou o atendimento ao público. Para ter acesso às dependências da Clínica, os pacientes precisam obrigatoriamente apresentar o cartão de vacinação, conforme destacou a coordenadora da unidade, a professora Darlene Ramos. Das três clínicas existentes no curso de Odontologia, duas retornaram, mas continuam funcionando em sua capacidade mínima de atendimento devido à pandemia. O atendimento está sendo feito de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde e em horários alternados.
A prioridade continua sendo para os pacientes que já vinham sendo acompanhados nos semestres passados. A perspectiva é que em abril, com o início do semestre 2022.1, a Clínica realize uma nova triagem para atender novos pacientes. A coordenadora da Clínica Escola destacou que este ano os cuidados foram redobrados devido ao cenário preocupante da pandemia, observando as normas de biossegurança. Além do distanciamento, os alunos, técnicos e professores precisam usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da preocupação de lavar as mãos na entrada e saída e esterilizar os equipamentos.
As clínicas estão funcionando com o distanciamento devido entre uma bancada e outra. A professora Darlene Ramos explicou ainda que todo cuidado foi tomado para um trabalho seguro. Para ter acesso tanto à Clínica quanto aos laboratórios, a equipe precisa estar devidamente paramentada e testada. Ela acrescentou que como forma de evitar contaminação, a Clínica de Odontologia reduziu o número de equipes e continua atendendo um paciente para cada dupla. A vantagem é que nesse atendimento, a equipe faz vários procedimentos, podendo sair com o tratamento concluído. Odontologia está realizando os trabalhos básicos como periodontia, dentística estética, cirurgia e odontopediatria. A professora Darlene Ramos explicou que atualmente tem uma lista de espera com mais de mil pacientes.
A Clínica de Psicologia também retomou as atividades. Segundo a Coordenação, como os projetos de estágio do semestre em curso já estavam sendo realizados no formato remoto, a unidade resolveu dar continuidade aos atendimentos em andamento nessa modalidade. Conforme destacou a coordenadora da unidade, a professora Jailma Souto, até o final do semestre letivo 2021.2, a Clínica estará funcionando com atendimento presencial para escuta e triagem, todas as manhãs, das 8h às 12h, por livre demanda. Os interessados podem comparecer à Clínica Escola de Psicologia portando documento de identificação com foto. O telefone da clínica para esclarecer dúvidas é (83) 3315-3477.
A Clínica de Psicologia também segue com atendimento presencial para a clientela de 10 a 17 anos, já inscritos. Entretanto, novos atendimentos poderão ser marcados com o início do semestre 2022.1, em abril. Quanto aos atendimentos para maiores de 18 anos, o serviço continua aberto para atendimento. O serviço da Clínica Escola de Psicologia oferece a comunidade plantão de Escuta Psicológica, Psicoterapia Individual, Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional e Grupos Terapêuticos. Estas atividades são realizadas por estagiários, sob a supervisão de professores, destinados àqueles que buscam o serviço espontaneamente ou por encaminhamento.
A exemplo das demais Clínicas Escolas do CCBS, a Clínica de Enfermagem também retomou as atividades com atendimento ao público, com alunos das turmas de estágio do 9º período, das 7h30 até 11h0, e das 13 às 16h. A coordenadora do curso, professora Maria José Gomes Morais, ressaltou que como dentro da Clínica funciona uma Unidade Básica de Saúde da Família, a assistência à população não foi interrompida, tendo recebido reforço com a volta dos alunos estagiários.
Conforme destacou a professora, na UBSF é realizado todos os tipos de consultas oferecidas nas unidades de saúde. O atendimento à população é feito nos dois períodos, de segunda a sexta-feira. Em média, 20 pessoas têm sido atendidas por semana no local. A unidade que funciona na Clínica Escola de Enfermagem tem uma equipe composta por um médico cirurgião, quatro enfermeiros, quatro agentes de saúde e cinco alunos estagiários da disciplina Estágio de Atenção Primária à Saúde, ministrado pela professora Maiara Evangelista de Andrade, que acompanha todo o trabalho.
omitê de Contingência da covid-19
O retorno seguro dos professores, técnicos, estudantes e pacientes para as Clínicas Escola da UEPB foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Comitê de Contingência da covid-19 na Instituição. Os protocolos estão sendo seguidos para que essas atividades sejam realizadas.
A professora Nadja Oliveira, presidente do Comitê, enfatizou que o grupo tem dado total suporte na avaliação dos planos de retorno das atividades clínicas aos departamentos e cursos no que diz respeito aos protocolos sanitários e de biossegurança.
“O Comitê vem dando todo suporte na avaliação dos planos de retorno das atividades clínicas aos Departamentos e cursos que têm clínicas escola na UEPB. No que tange os protocolos sanitários e de biossegurança, sempre respaldamos as normas técnicas vigentes, para proteger e zelar pela saúde da nossa comunidade acadêmica e dos pacientes atendidos”, enfatizou a professora Nadja.
*Com informações da ASCOM-UEPB