Estamos na principal semana das comemorações natalinas e com isso, os setores de comércio e turismo já registram uma movimentação intensa por toda cidade. Nesta reta final de 2022, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) projetou um crescimento exponencial de até 7% no comércio referente ao ano de 2021. Já na hotelaria, a projeção é de 80% de ocupação dos leitos da cidade até o fim do período, segundo o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindCampina).
À medida que se aproxima da tradicional noite do Natal e réveillon, as confraternizações e festividades do período ficam ainda mais intensas. Segundo o presidente da CDL, Eliezio Bezerra, as pessoas são movidas por experiências emocionais e isso também movimenta toda a cadeia econômica da cidade. “Em dezembro acreditamos que cresceremos de 5% a 7%, o que no cenário nacional é um ótimo percentual. E principalmente por nossa cidade ter o Natal Iluminado, que vem dar a sua contribuição nesse crescimento, de uma certa forma ela faz com que a cadeia econômica tenha um incremento financeiro muito bom. As pessoas são movidas pela emoção, as famílias têm ido ao Açude Velho, ao Parque da Criança e querem estar bem. E com isso a gente acredita de fato, que estaremos fechando um dezembro muito bom quando se trata na questão econômica.” ressaltou.
Na hotelaria, a cidade também vem registrando crescimento nessa reta final de 2022. O diretor do Garden Hotel de Campina Grande, Everton Crispiniano, explicou que referente a 2021, foi registrado um aumento de 17%. Atualmente a taxa de ocupação do hotel está em 65% e a expectativa é alcançar 80% e que além disso, novas ações estão sendo feitas para atrair os turistas “Muitas famílias estão procurando descansar e passar conosco o Natal e por isso, o nosso restaurante vai manter se manter aberto. Estamos vendendo pacote completo com hospedagem e ceia de natal e quem deseja apenas ‘ceiar’, também irá poder”.
Muitas ações ainda estão para acontecer dentro do Natal Iluminado realizado pela Prefeitura de Campina Grande, dentre elas o show de drones, que acontece no domingo, 25, às 20h30, com duração de cerca de 10 minutos. Haverá ainda lançamento do Campina Folia e de outros grandes eventos como a Consciência Cristã e Crescer. O Presidente do SindCampina, Divaildo Bartolomeu Júnior, ressalta que o Natal Iluminado ainda irá crescer muito nas próximas edições: “É um ciclo virtuoso, logo após o evento que uma avaliação seja feita. Tudo de bom que o Natal Iluminado possa ter trazido para a cidade neste ano, a gente só vai conseguir reverter em negócios ano que vem, mas isso é a lógica mundial dos eventos”, enfatizou.
Conhecida como a terra d’O Maior São João do Mundo, Campina Grande está também sendo reconhecida nacionalmente pela cidade do Natal Iluminado. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, destaca a importância do evento para a cidade e que o Brasil também está conhecendo todo o nosso potencial “O reconhecimento é o resultado de toda uma articulação da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, que abraçou o Natal Iluminado. Inclusive recentemente entramos no roteiro das principais festividades natalinas do país, realizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) que pertence ao Ministério do Turismo e isso, amplia a divulgação até para outros países. Com todas as ações que estamos executando, iremos movimentar ainda mais a engrenagem da produção local e todos os ecossistemas envolvidos” finalizou.