A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Dinheiro do Fundeb deve bancar gratuidade do transporte público para estudantes e idosos, defende Pacheco

MAO. 22/12/11 - CIDADES
CAMPANHA DE SENSIBILIÇÃO AOS MOTORISTAS E USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO SOBRE A LEI 949, DIREITOS DOS IDOSOS E DEFICIENTES. FOTO: MANOEL VAZ / SEMCOM

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), voltou a defender o uso dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para custear tarifa zero do transporte coletivo público para estudantes e idosos, bem como defendeu a manutenção do vale-transporte para trabalhadores.

O presidente participou de um seminário voltado para o setor realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), nesta terça-feira (9/8).

“É muito importante debater a possibilidade de um universo que temos hoje, de uma regra constitucional e no cumprimento de mínimos relativos à Educação, [para] que se possa também pensar, sobretudo nas médias e grandes cidades, no transporte de estudantes e que se possa fazer subsídios disso com recursos do Fundeb, que é uma lógica absolutamente honesta de pensar. É muito importante garantir a gratuidade do transporte e a passagem pela metade, mas obviamente, criando mecanismos para isso”, avaliou Pacheco.

O presidente também disse ser contra a extinção do vale-transporte, pago a trabalhadores brasileiros empregados. “Deve ser muito debatida a sua supressão. É um direito do trabalhador e uma conquista importante”.