A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

DO publica edital para eleições dos 12 integrantes do Conselho de Política Cultural da Paraíba

cultura

As eleições para 12 vagas no Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba (Consecult) serão realizadas no dia 19 de abril nas 12 Regionais de Cultura. O edital que prevê o processo eleitoral – que também apontará 12 suplentes nessas vagas – foi publicado no Diário Oficial do Estado do sábado (27). O registro de candidaturas começará nesta segunda-feira (1º), se encerrando no dia 1º de abril. 

O Conselho Estadual de Política Cultural é um colegiado constituído por 24 membros titulares e outros 24 suplentes. A divisão de representatividade fica na proporção de 50% do Poder Público e 50% da Sociedade Civil, “ligados aos setores artístico-culturais, escolhidos dentre pessoas com efetiva contribuição na área cultural, de reconhecida idoneidade, residentes no Estado da Paraíba e nomeados por Ato Governamental”, determina o edital, assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti.

Eleições – Urnas serão instaladas em 24 locais, dois em cada regional, e qualquer paraibano poderá votar, inclusive os naturalizados brasileiros, e estrangeiros radicados no Brasil, com idade mínima de 16 anos na condição de eleitor, e de 18 anos, na condição de candidato.

A eleição ocorrerá em plenárias eleitorais que começarão às 8h e se encerram às 17h. O processo será coordenado pela Comissão Eleitoral, com o apoio dos articuladores culturais e membros da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual.

O resultado das eleições será divulgado no dia 26 de abril, quando será aberto prazo para contestações e recursos. O resultado final será divulgado no dia 5 de maio e os eleitos tomarão posse em 12 de junho, de acordo com o cronograma estabelecido no edital.

O mandato do conselheiro será de dois anos (biênio 2021/2023) e a função não é remunerada, mas a Secult-PB pode conceder ajuda financeira para custeio das despesas com deslocamento, estabelecida de acordo com a distância da região que representa.

Na página da Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB –https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/) um banner logo no topo chama os interessados para as inscrições de candidaturas e exibe uma reprodução do edital que define o processo eleitoral.

*SecomGovpb com BOA NOTÍCIA PB