Um grupo de 14 deputados foi denunciado, na última sexta-feira 8, por participação no motim bolsonarista que impediu os trabalhos da Câmara no início da semana passada.
O grupo tomou a Mesa Diretora e obstruiu o início das votações para pressionar para pressionar pela tramitação de um pacote de medidas que visam anistiar golpistas, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
As representações contra os 14 parlamentares foram enviadas por Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, à Corregedoria. A análise dos casos começa nos próximos dias. A expectativa é de que ao menos parte do grupo receba uma suspensão.
A lista de 14 parlamentares levadas por Motta à Corregedoria, em maioria, é formada por membros do PL. Há, na lista, apenas dois parlamentares de outros partidos: Marcel van Hattem, do Novo, e Allan Garcês, do PP. Veja a relação completa de denunciados pelo motim:
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG),Tenente-coronel Zucco (PL-RS),Allan Garcês (PP-MA),Caroline De Toni (PL-SC,Pastor Marco Feliciano (PL-SP), Domingos Sávio (PL-MG), Marcel van Hattem (Novo-RS),Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS), Júlia Zanatta (PL-SC),