A troca de experiência e o intercâmbio entre Paraíba e Pernambuco na área da agricultura continuam dando bons resultados e neste ano de 2022 deverão obter mais êxito, depois que produtores rurais da cidade de Santa Cecília (PB) e de Arco Verde (PE) visitaram os municípios de Riacho de Santo Antônio (PB) e Bom Jardim (PE), para conhecer as atividades e ações que estão melhorando a qualidade de vida das famílias agricultoras.
Na ocasião, foi possível visualizar tecnologias fundamentais de convivência com o semiárido, como o biodigestor (equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica), reuso de águas cinzas, banco de sementes, barragem subterrânea, máquina de fazer tela, plantio de palma irrigada e criação de suínos.
“Estas visitas de intercâmbio permitem a troca de experiência e o aprendizado, que proporcionam a implantação de tecnologias pelos agricultores, e garantem a melhoria nas suas produções e, consequentemente, mais renda familiar e qualidade de vida”, afirmou o gerente regional da Empaer em Campina Grande, Ailton Francisco da Silva, que organizou a viagem da qual participaram o prefeito de Santa Cecilia, José Marcilio Farias da Silva, integrantes da administração municipal, agricultores e técnicos da Empaer.
Segundo ele, as visitas tiveram por objetivo conhecer o trabalho desenvolvido por agricultores do município de Riacho de Santo Antônio e pelo trabalho com suinocultura que o zootecnista e extensionista rural Augusto Neto, da Empaer, desenvolve em sua propriedade em Bom Jardim. “Na ocasião, falamos sobre as orientações técnicas, sobre essas tecnologias que já executamos com bastante sucesso em nossa região, e abordamos o que temos feito em termos de extensão rural”, comentou Ailton.
Um dos integrantes da Fundação Terra dos Servos de Deus, Michael Tavares, disse que buscou a Empaer porque, com sua experiência, pode ajudar na troca de conhecimento e parceria visando colaborar com a instalação na comunidade de várias ações que servirão de projetos pilotos para levar a outras comunidades.
Entre outras ações, prevê instalar horta mandala com criatório de tilápia e galinheiro, sistema de reuso de água pelo sistema de bio-filtro, construção de pocilga com biodigestor, além de instalar fossa séptica. “A parceria que gostaríamos de partilhar com a Empaer é a troca de experiência em várias áreas, seja área agroecologia, cultivos de hortaliças, criação de pequenos animais e muitas outras ações”, disse.
A Fundação Terra dos Servos de Deus foi criada pelo Padre Airton Freire em 08 de setembro de 1984. Os projetos da fundação têm como objetivo integrar as famílias, ajudando nas suas necessidades básicas, ou seja, habitação, alimentação, saúde e educação.