De 25 de novembro a 06 de dezembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza o 12º Encontro Unificado nos quatro campi da Instituição. Durante o evento, ocorrem, de forma simultânea, as atividades do Encontro de Extensão (Enex), do Encontro de Iniciação à Docência (Enid) e do Encontro de Iniciação Científica (Enic), que estão, nesta ordem, em suas 25ª, 26ª e 31ª edições.
O Encontro Unificado se caracteriza pela apresentação, à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do ensino, da extensão e da iniciação científica da UFPB. Neste ano, o tema geral do evento é ‘A UFPB como protagonista da diversidade, saberes, tecnologias e inovações’. Além das apresentações, estão na programação do Encontro mesas redondas, oficinas, minicursos, workshops, lançamento de livros, ações de arte e cultura, entre outras atividades.
No Campus I (João Pessoa), o Encontro terá início com a cerimônia de abertura na próxima segunda (25), às 9h, no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com a presença da Reitora Terezinha Domiciano. A solenidade contará também com uma apresentação musical do sexteto ‘Paraibrass’ e, na sequência, com uma mesa redonda, para a qual está prevista a participação de professores de quatro centros de ensino da UFPB. Em João Pessoa, o Encontro segue até o dia 29 de novembro.
Já no Campus IV (Rio Tinto/Mamanguape), o evento vai de 2 a 3 de dezembro. No primeiro dia, acontece, no auditório do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) de Mamanguape, a mesa redonda de abertura. No dia seguinte (4), será a vez da comunidade dos campi II (Areia) e III (Bananeiras) receberem o Encontro Unificado, com a mesma mesa redonda de abertura, no auditório do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA). O evento segue até o dia 6 de dezembro, em Bananeiras.
Encontro de Extensão (Enex)
Na relação do XXV Encontro de Extensão (Enex), além dos mais de 1.100 trabalhos apresentados no formato de tertúlias – momento em que os estudantes extensionistas dialogam sobre as ações desenvolvidas no âmbito dos projetos – estão previstos dois outros eventos: o II Encontro das Empresas Juniores, no dia 28 de novembro, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); e a II Mostra de Arte e Cultura, no dia 29. As atividades relacionadas à Mostra acontecerão na Feira Agroecológica Ecovárzea, na Praça da Alegria (CCHLA) e na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, onde subirá ao palco a Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, para uma apresentação com participação especial da Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Para participar como ouvinte das tertúlias, do Encontro das Empresas Juniores e das demais atividades – oficinas, workshops, mesas redondas e minicursos – ligadas ao Enex, a inscrição é pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) da UFPB. A programação completa está no site da Proex e no perfil da Pró-reitoria de Extensão no Instagram (@proexufpb).
Encontro de Iniciação à Docência (Enid)
Durante a 26ª edição do Encontro de Iniciação à Docência (Enid), serão apresentados, aproximadamente, 940 trabalhos relacionados aos Programas de Monitoria, de Tutoria (ProTut), de Licenciatura (Prolicen) e de Educação Tutorial (PET) da UFPB, todos vinculados à Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Instituição.
Assim como o Enex, o Enid promoverá também atividades paralelas como mesas redondas, oficinas e minicursos. As inscrições já estão abertas pelo SIGEventos, onde também é possível se inscrever para assistir às apresentações dos trabalhos. No dia da atividade, o participante deverá acessar o QR Code disponível na sala e preencher o formulário de frequência para obtenção do certificado de ouvinte.
Confira no site da PRG a programação completa do Enid para o Campus I. Para os demais campi, a programação ainda está sendo fechada e será publicada no mesmo portal.
Encontro de Iniciação Científica (Enic)
Conforme a Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq), serão apresentados mais de 1.500 trabalhos de pesquisas no XXXI Encontro de Iniciação Científica (Enic). Esses estudantes estão vinculados aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) da UFPB, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e também com recursos próprios. Além dos bolsistas, também serão apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes voluntários.
Ainda durante o Enic, os participantes, independente do campus, poderão conhecer de perto o troféu do 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. A UFPB venceu na categoria ‘Mérito Institucional’, criada no intuito de reconhecer as instituições que contribuíram significativamente para a consecução dos objetivos do Pibic. Além do troféu, a Universidade ganhou mais 10 bolsas adicionais de iniciação científica custeadas pela entidade de fomento à pesquisa.
Da mesma forma que os demais Encontros, as inscrições para ouvintes estão disponíveis no SIGEventos.
Acesse o site da Propesq para conferir a programação geral do 31º Enic. A listagem dos trabalhos, com data, horário e local de apresentação de cada um deles, está disponível aqui.