Com 22 anos de idade, o estudante de educação física LAMARQUE BARROS DE CAMPOS SOUZA é o vereador mais jovem da história de Cajazeiras, no alto Sertão da Paraíba.
Com 1.279 sufrágios, LAMARQUE, que é filiado ao Cidadania, foi o terceiro mais votado nas eleições do último dia 15 na “Cidade que Ensinou a Paraíba a Ler”. Filho de político, terá pela frente o desafio de superar o exitoso legado deixado pelo seu pai, vereador MARCOS BARROS, que por 24 anos, 16 dos quais na condição de presidente, é detentor de seis mandatos ininterruptos na “Casa de Otacílio Jurema”.
Em entrevista exclusiva ao site BOA NOTÍCIA PB, que passa a veicular com novo layout, a partir deste dia 25, NOITE DO DIA DE NATAL, o jovem vereador filho de dona TÂNIA ELIZABETE e irmão de TAMARA CAMPOS destaca a capacidade de gestão do governador João Azevêdo, fala das prioridades do seu trabalho na Câmara, a partir de janeiro, e avisa que “manterá posição de independência no poder legislativo de Cajazeiras, com mandato propositivo, voltado para os anseios e as demandas dos cajazeirenses”.
Confira a entrevista:
BOA NOTÍCIA PB – Por ser o vereador mais jovem da história de Cajazeiras, dobra a sua responsabilidade na defesa de políticas públicas voltadas para a juventude?
VEREADOR LAMARQUE – As políticas públicas serão um ponto essencial durante o meu mandado. Vou defender a criação de fórum nos bairros para incentivar novas práticas políticas e aproximar a população da nossa Câmara e fortalecer a democracia. Para a juventude vou apresentar projeto chamado de ”Fórum da Juventude” que vai funcionar com o intuito de mapear problemas e colher ideias para o desenvolvimento do nosso munícipio nas áreas da cultura, esporte, turismo e lazer. Todos esses atos contarei com o apoio e a participação de todos os colegas vereadores, vereadoras e do prefeito.
BOA NOTÍCIA PB – Você é filho de político, seu pai é vereador por vários mandatos, que influência terá essa realidade no seu trabalho na Câmara?
VEREADOR LAMARQUE – Será uma responsabilidade ainda maior pela história e pelo o trabalho que durante vinte e quatro anos de mandato – sendo dezesseis anos como presidente da Câmara, meu pai realizou na cidade de Cajazeiras. A responsabilidade de fazer um trabalho a altura e maior é desafiadora. Tenho a certeza que com o seu auxilio, orientação, farei melhor, juntando a sua experiência na política com a minha juventude de sempre estar buscando ideias novas para a política da nossa amada Cajazeiras.
BOA NOTÍCIA PB – O que lhe motivou a disputar mandato de vereador?
VEREADOR LAMARQUE – Desde criança sempre acompanhei meu pai em seus trabalhos e ações como político. Confesso que não esperava assumir esse desafio tão cedo por conta de ainda de ser um jovem e estar cursando a faculdade. Mas um ano antes das eleições, conversando com meu pai, meus familiares e amigos, decidimos colocar meu nome à disposição da população de Cajazeiras. O que mais me motivou em disputar uma vaga na Câmara de Vereadores foi o firme propósito de dar continuidade ao extraordinário e profícuo trabalho do meu pai e garantir uma voz ativa à juventude da nossa cidade na Câmara.
BOA NOTÍCIA PB – Qual será a prioridade maior do seu mandato?
VEREADOR LAMARQUE – Como jovem e estudante do curso de Educação Física, minha prioridade será pautar política que assegure oportunidades às crianças e aos adolescentes das periferias da nossa cidade. Vou sugerir e defender, por meio de proposituras, a concretização de ações e políticas públicas eficazes que possam garantir-lhes vida digna, com educação de qualidade e profissional. Irei , elaborar projetos e ações que possam inserir essas crianças e adolescentes na nossa sociedade, impedindo que elas trilhem pelo caminho errado. Estarei igualmente, trabalhando pelo bem-estar da nossa toda população da zona urbana e rural.
BOA NOTÍCIA PB – Como será pautada a sua postura no plenário como vereador de oposição?
VEREADOR LAMARQUE – Minha posição na Câmara será de independência, estando sempre ao lado dos anseios e demandas da população de Cajazeiras. Não é porque fui de uma coligação contrária a do prefeito eleito que vou fazer uma oposição ferrenha ao seu mandado. Estarei disposto a ajudá-lo, se for solicitado. Essa prática de fazer oposição com acusações pessoais, denegrindo a imagem seja de quem for, isto faz parte de uma política velha que não cabe mais na nossa cidade. Projetos que venham favorecer o povo de Cajazeiras terá meu total apoio, mesmo assim exercerei meu papel de fiscalizar a gestão municipal, que é meu dever, mas com equilíbrio e responsabilidade.
BOA NOTÍCIA PB – Deseja buscar outros espaços futuros e maiores na atividade política?
VEREADOR LAMARQUE – Isso quem vai dizer é a população de Cajazeiras que durante os próximos quatro anos vai julgar o meu trabalho. Como jovem vou esforçar-me ao máximo, dar o melhor da minha juventude, para que a cada dia do meu mandato novas ideias e ações sejam constantes em nossa pauta de trabalho, com resultados concretos para que eu possa crescer na política da nossa Cajazeiras e igualmente do nosso estado.
BOA NOTÍCIA PB – Que avaliação faz dos dois primeiros anos governo João Azevêdo?
VEREADOR LAMARQUE – O governo de João Azevedo tem sido muito transparente, prestativo e preocupado com os paraibanos, trazendo obras e melhorias para todas regiões da Paraíba, confirmando a capacidade de gestão do nosso governador. Diante desse momento díficil de pandemia que estamos passando, o governo se mostra muito preocupado com a saúde dos paraibanos, sempre buscando combater esse mal que afeta e preocupa hoje o mundo. Cajazeiras, e a Paraíba toda, tem sido contemplada com obras e ações do governador João Azevêdo que terá o meu total apoio para continuar cuidando de todos os paraibanos.
BOA NOTÍCIA PB – Qual a principal necessidade hoje do povo de Cajazeiras?
VEREADOR LAMARQUE – Uma das principais reivindicações ouvidas durante a campanha foi a falta de oportunidade de trabalho em nossa cidade. Esse problema afeta mais diretamente a nossa juventude que enfrenta grande dificuldade em conseguir seu primeiro emprego. A classe política precisa tomar uma iniciativa em relação a esse preocupante problema. Uma cidade considerada polo como Cajazeiras, tem todas as condições de superar esse desafio. Precisamos juntos – vereadores e prefeito – priorizar políticas públicas eficientes para a atração de novos e mais investimentos para a nossa cidade, como indústrias, lojas e outras atividades produtivas que gerem emprego para que a nossa população, e em especial os nossos jovens, possa ter a sua renda garantida e uma vida e futuro menos injustos junto com sua família.
……………………………………………………………
Por: Vanildo Silva
Jornalista, editor do BOA NOTÍCIA PB
……………………………………………………………