Duas estudantes da Escola Municipal Padre Antonino, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, conquistaram medalhas na Olimpíada Nacional de Educação Financeira (OBEF). A estudante Laura Lima, 13 anos, foi agraciada com a medalha de prata, enquanto a aluna Emilly Barbosa, 14 anos, levou medalha de bronze. As duas estudam no 8º ano do ensino fundamental II.
A olimpíada é realizada no projeto de extensão “Educação Financeira para Toda a Vida”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com várias universidades e institutos federais do Brasil. As provas aconteceram entre os dias 22 e 26 de novembro, através da internet.
As alunas foram inscritas pela professora de Matemática, Sonaly Duarte, que reforçou o conteúdo da disciplina no contexto da educação financeira. A ideia de Sonaly é inserir essa temática no planejamento anual das aulas, para que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender sobre educação financeira.
“Eu me sinto muito orgulhosa, embora eu já esperasse a classificação. Então, quando eu vi o resultado fiquei bem feliz, porque foi um processo rápido para estudar o material e, mesmo com essa rapidez, elas trouxeram esse resultado bem positivo”, declarou Sonaly Duarte.
As meninas adotaram uma metodologia de estudos em grupo para aprender o conteúdo repassado pela professora. Ao longo das aulas, o foco foi fazer a leitura do material e responder ao maior número de questões de um simulado.
“A professora enviou muitos vídeos e exercícios para que nós estudássemos. Todos os integrantes do grupo debatiam o conteúdo e, em seguida, a gente resolvia as questões com a ajuda da professora” disse Laura, medalhista de prata, que não escondeu a felicidade após o resultado. “Quando eu vi o meu nome na classificação e eu fiquei extremamente feliz”, concluiu Laura.
Já Emilly, medalha de bronze, destacou o apoio dado pela escola para que o grupo participasse da olimpíada. “ A escola nos deu muito apoio e isso foi fundamental para que a gente tivesse incentivo até o dia da prova. A sensação é ótima de ter chegado até aqui e agora a expectativa é conquistar o ouro na próxima edição”, revelou a estudante.
A gestora da escola, Adriana Sá, destacou o empenho da unidade no que se refere ao incentivo à participação dos estudantes em avaliações nacionais. A escola contabiliza medalhas em outras olimpíadas nacionais realizadas ao longo deste ano.
“Estamos realmente fechando o ano com muitos medalhistas. Essa já é a terceira olimpíada e estamos com a sensação de dever cumprido. Essa realidade mostra o quanto a escola pública tem resultados positivos de aprendizagem”, destacou Adriana.
A conquista das estudantes está alinhada com as ações implementadas pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), de inserir no currículo escolar o conteúdo voltado à educação financeira. O objetivo é que os estudantes tenham esse contato com o tema para que desenvolvam uma vida financeira bem administrada, o que vai gerar uma melhor qualidade de vida para eles e para a família.
Codecom