A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Exibição de “Caminhos da Liberdade” emociona público no Teatro Severino Cabral em CG

caminhos da liberdade

Sexta-feira (14), o Teatro Municipal Severino Cabral foi palco da estreia do documentário “Caminho da Liberdade: a história da Rede de Saúde Mental de Campina Grande”.

O evento, que marcou os 20 anos da reforma antimanicomial na cidade, alcançou lotação máxima de público e emocionou os presentes com relatos e imagens inéditas sobre a transformação dos serviços de Saúde Mental no Município.

A produção do documentário foi idealizada pelo assessor de comunicação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, João Vitor Araújo, e desenvolvida pela equipe de Comunicação do órgão. Foram colhidos depoimentos de 25 participantes da luta antimanicomial de Campina Grande, incluindo gestores, profissionais de saúde, fotojornalista, pacientes e representantes do Ministério da Saúd

Além de depoimentos, o documentário exibe fotografias inéditas do antigo Instituto Campinense de Neuropsiquiatria e Reabilitação Funcional (ICANERF), conhecido como Hospital João Ribeiro, feitas pelo fotojornalista Antônio Ronaldo. O recorte em imagens ilustra o cenário de abandono e dor que impulsionou o processo de fechamento do antigo hospital psiquiátrico e a implementação de serviços substitutivos, como as Residências Terapêuticas e os Centros de Atenção Psicossocial.

Durante o evento foram prestadas homenagens aos profissionais e agentes que contribuíram para a evolução da rede de saúde mental, assim como aos pacientes, hoje moradores das residências terapêuticas do município, com a entrega da Comenda “Caminho da Liberdade”.

O prefeito Bruno foi homenageado pela expansão da rede de Saúde Mental da cidade e recebeu a Comenda, emocionado, das mãos de três ex-pacientes do antigo Hospital João Ribeiro. A primeira-dama do município, Juliana Figueiredo Cunha Lima, também recebeu a homenagem, pela dedicação voluntária e constante aos serviços ofertados à população.

O médico Geraldo Medeiros Junior, secretário de Saúde à época do início da reforma, foi outro homenageado e elogiou a sensibilidade do então prefeito Veneziano Vital do Rêgo em apoiar as ações da luta antimanicomial, proporcionando dignidade aos pacientes que antes sofriam nos manicômios. Hoje senador, Veneziano recebeu a Comenda “Caminho da Liberdade” pelas mãos do prefeito Bruno Cunha Lima e falou com a imprensa sobre sua experiência no período da reforma.

Além da exibição do filme e da entrega das Comendas, o público prestigiou apresentações artísticas e culturais realizadas por pacientes e profissionais da Rede Municipal de Saúde Mental, integrando o Programa Saudavelmente. Essas performances destacaram a importância da inclusão e do protagonismo dos usuários nos serviços de saúde mental, reforçando o compromisso com o cuidado humanizado.

Complementando a programação, uma exposição fotográfica apresentou registros históricos e contemporâneos da reforma psiquiátrica em Campina Grande. Imagens inéditas capturadas pelo fotojornalista Antônio Ronaldo no antigo Hospital João Ribeiro, algumas das quais ele revela no documentário que nunca as mostrou a ninguém, pela dor que elas o fazem recordar; e imagens atuais dos ex-pacientes do Hospital, registradas pela fotojornalista Nelsina Vitorino, além do diretor do documentário, João Araújo, e do fotógrafo Emanuel Tadeu.

O documentário “Caminho da Liberdade: a história da Rede de Saúde Mental de Campina Grande” em breve será disponibilizado no canal da Prefeitura de Campina Grande no Youtube – https://www.youtube.com/@prefcampinagrande/