A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Festival Estrelas da Borborema celebra talento e arte-educação no Teatro Severino Cabral em Campina

O Teatro Municipal Severino Cabral será palco, nos dias 13, 14, 22 e 23 de novembro, da 4ª edição do Festival Estrelas da Borborema, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de Campina Grande. Com entrada gratuita, o festival marca o encerramento das atividades letivas do Centro Cultural Lourdes Ramalho (CCLR) — equipamento da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura.

Reconhecido como o maior espaço público de arte-educação da região, o Lourdes Ramalho reúne, ao longo do ano, centenas de alunos em cursos gratuitos que abrangem diversas linguagens artísticas, promovendo inclusão e transformação social por meio da arte.

Com o tema “Sobre Épocas e Vidas: o que Sempre nos Inspirará”, o evento celebra o talento, a sensibilidade e o desenvolvimento artístico dos estudantes e arte-educadores, com apresentações que transitam pela dança, teatro, música e expressões populares.

A programação tem início na quinta-feira (13), às 19h, com o espetáculo “Brasilidades”, reunindo professores de música e alunos do curso de sanfona, sob direção de Roninho do Acordeon. Em seguida, o público confere a peça “Tormenta”, adaptação de A Tempestade, de William Shakespeare, dirigida por Renato Fragoso.

Na sexta-feira (14), também às 19h, será apresentado “Mística: Dançando a Magia e a Ancestralidade”, com os grupos de dança do ventre e danças ciganas, além da reapresentação do musical “Brasilidades”, regido pelo professor José Carlos (Carlinhos).

O segundo fim de semana do festival contará com duas sessões diárias. No sábado (22), a partir das 16h, a abertura será com a turma de capoeira, seguida do espetáculo “Danças Livres: Brasil em Todas as Faces”. Já no domingo (23), o evento encerra em grande estilo, às 19h, com uma homenagem musical a Zé do Pife, regida pelo professor Silvio Silva, e o aguardado espetáculo das turmas de Ballet Clássico, que promete encantar o público com beleza, técnica e emoção.

Os ingressos gratuitos serão distribuídos no próprio teatro antes de cada sessão e também entregues aos alunos do Centro Cultural, garantindo o acesso de familiares e convidados.

Mais do que um conjunto de apresentações, o Festival Estrelas da Borborema é uma celebração do aprendizado, da diversidade e da força transformadora da arte. A cada edição, o evento reafirma o compromisso do Centro Cultural Lourdes Ramalho com a formação de novos artistas e com o fortalecimento da cultura como pilar essencial do desenvolvimento humano e da identidade campinense.