Na abertura oficial da 18ª edição do Comunicurtas da UEPB, em Campina Grande, nesta quinta-feira,14, será exibido no Teatro do Sesc-Centro, pela primeira vez, o documentário Aristóteles “Tota”.
Tota Agra, como popularmente era conhecido, foi personagem que marcou a política paraibana nas décadas de 1980 e 1990 com pautas inovadoras e polêmicas, como a questão ambiental e a legalização da cannabis para diferentes fins. Foi vereador em Campina Grande e faleceu deputado estadual. Foi fundador do PV na cidade Rainha da Borborema.
Herdeiro de uma família tradicional, morador do bairro de José Pinheiro – ZEPA – carismático, popular, visionário e controverso, apesar de maldito e combatido por setores conservadores, Tota esteve no centro do debate nacional sobre a maconha.
Tota Agra teve uma vida conturbada e uma morte prematura, sua atuação consistente em defesa desta planta continua viva na memória de muitos, inclusive inspirando atores sociais e instituições contemporâneas que fazem da Paraíba uma vanguarda no uso medicinal da cannabis.
Nos anos 90 foi o grande divulgador, na Paraíba, ao lado do cantor Gilberto Gil e do escritor e então presidente nacional do Partido Verde, o escritor Fernando Fernando Gabeira, do movimento ONDA AZUL.
O documentário TOTA tem a produção dos jovens cineastas Rafael Leal Matos e Kleyton Canuto.
*Com informações da ASCOM-COMUNICURTAS