O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), entregou sexta-feira (16), no município de Bonito de Santa Fé, no Sertão paraibano, a 55ª Casa da Cidadania em funcionamento no estado. A nova unidade está instalada no Mercado Público Municipal e reforça a política de interiorização dos serviços públicos, garantindo mais dignidade, eficiência e comodidade à população do interior.

Além da entrega da Casa da Cidadania, o Governo do Estado também realizou a entrega de 78 cisternas do tipo “primeira água”, com capacidade para armazenar 16 mil litros cada, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social. Durante a solenidade, foi anunciada ainda a construção de mais 78 cisternas no município.
A Casa da Cidadania de Bonito de Santa Fé passa a ofertar serviços essenciais como emissão da Carteira Nacional de Identificação (CNI), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, Ponto de Apoio Virtual (PAV), além de atendimentos em parceria com a Receita Federal, Detran e Junta Militar. A unidade funcionará em prédio próprio, fruto da parceria com a Prefeitura Municipal, garantindo melhor estrutura e condições adequadas para o atendimento integrado à população.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, destacou a importância da expansão das Casas da Cidadania no Sertão. “São ações que fortalecem a interiorização das políticas públicas, levando serviços essenciais diretamente a quem mais precisa, especialmente nas regiões mais distantes. Este é um momento histórico para a população”, afirmou.
Segundo a secretária, a centralização dos serviços facilita o dia a dia dos cidadãos. “Antes, muitas pessoas precisavam se deslocar para outros municípios ou até estados vizinhos para emitir documentos. Hoje, esses serviços chegam mais perto. Somado a isso, a entrega das cisternas garante acesso à água e fortalece a segurança alimentar”, completou.
O prefeito de Bonito de Santa Fé, Ceninha Lucena, ressaltou a relevância do programa para o município, um dos mais distantes da capital. “É um avanço enorme. A Casa da Cidadania reúne vários serviços em um só local e facilita a vida da população. Também temos ações importantes voltadas para o homem do campo, como a distribuição de sementes para os agricultores”, destacou.
Segurança hídrica e dignidade
Durante a agenda no município, Pollyanna Werton também entregou 78 cisternas que irão atender famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. As estruturas fazem parte do Programa de Cisternas, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do Governo da Paraíba.
As cisternas do tipo “primeira água” captam e armazenam água da chuva por meio de calhas, garantindo abastecimento em regiões do semiárido. Cada reservatório comporta até 16 mil litros, contribuindo diretamente para o acesso à água, a segurança alimentar e o combate à fome.
“Com essas entregas e a previsão de mais 78 cisternas, já ultrapassamos 600 unidades construídas no município. Estamos praticamente zerando a demanda por cisternas em Bonito de Santa Fé”, comemorou o prefeito Ceninha Lucena.
Moradora do Sítio Chico Carlos, Noemi Cândido Pereira Neto Santana celebrou a mudança na rotina da família. “Nossa vida mudou demais. Antes eu carregava água em baldes, de moto. Depois da cisterna, tudo mudou. Agora o carro-pipa abastece direitinho. É só bênção”, relatou.
Já Lídia Vitória da Silva Santos, residente no Sítio Cedro e mãe de uma criança pequena, destacou o impacto da cisterna no dia a dia. “Lá é muito difícil conseguir água. A cisterna ajuda muito. Antes eu precisava buscar água na casa da minha sogra”, contou.
Com a marca de 55 Casas da Cidadania espalhadas pela Paraíba, o Governo do Estado reforça o compromisso com a inclusão social, o acesso a direitos básicos e a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente no interior e nas regiões mais vulneráveis.