A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Governo da PB lança “Setembro Verde” para Incentivar a Doação de Órgãos e celebrar avanços em transplantes

Com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou, nesta quarta-feira (17), em João Pessoa, a Campanha Setembro Verde 2025, cujo tema é “Viva a família doadora”. No evento, também foi anunciado o II Congresso Nordeste Transplantes, marcado para 25 a 28 de março, na capital paraibana.

A secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, destacou a consolidação da política estadual de transplantes desde 2019, com apoio do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas. “Hoje celebramos avanços que se tornaram realidade graças à decisão de governo e ao engajamento da sociedade. Dizer ‘sim’ à doação é um ato de esperança”, afirmou. Já a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, enfatizou o papel essencial das famílias doadoras e o trabalho da equipe: “Nada seria possível sem a autorização das famílias e a dedicação de profissionais que acompanham de perto toda a dor e os desafios do processo.”

Os números comprovam o impacto dessas ações. Só em 2025, a Paraíba já realizou 162 transplantes, sendo 129 de córneas, oito de coração, cinco de rins, 16 de fígado e quatro de medula óssea. Nos nove primeiros meses do ano, foram contabilizados 30 doadores efetivos de multiórgãos, com 83 órgãos captados e 50 enviados para outros estados. O destaque vai para os 11 corações doados no período. Ainda assim, 810 pacientes aguardam na fila: 565 de córneas, 215 de rins, 29 de fígado e um de coração. Pela primeira vez, houve doações de órgãos no Sertão, em Patos, incluindo um coração.

A segunda-dama Camila Mariz elogiou a sensibilidade das equipes: “São profissionais tecnicamente qualificados, mas, acima de tudo, humanos. Eles acolhem a dor, cuidam e se dedicam às famílias que, no momento de maior perda, escolhem salvar vidas.” O evento também homenageou, com emoção e aplausos, duas famílias doadoras que representaram todas as que já transformaram luto em esperança. A solenidade contou com a presença de diretores hospitalares, médicos e profissionais da Central de Transplantes.