A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

8056 - Formato 2

Governo João Azevêdo já vacinou mais de 700 mil paraibanos contra a Covid-19

covid19

O governo João Azevêdo, até o momento, já vacinou 731.797 paraibano, colocando a Paraíba como o terceiro estado do país que mais avança na imunização contra a Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, sesta sexta-feira (16), mais uma remessa de imunizantes contra Covid-19. Já foram distribuídas aos 223 municípios 110.740 doses da vacina Sinovac/Butantan e da Astrazeneca/Fiocruz , referente à 13ª remessa.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a Paraíba recebeu do Programa Nacional de Imunização (PNI) 110.250 doses e está usando 490 da reserva técnica para arredondamento. Ele destaca que até o meio dia desta sexta-feira, o imunizante será encaminhado para os municípios para que estes possam dar continuidade à vacinação dos trabalhadores de saúde, comunidades qsuilombolas, trabalhadores da Segurança e idosos acima de 60 anos. 

“A logística do Governo do Estado conta com duas aeronaves e 11 furgões frigoríficos. Isso faz com que as doses cheguem mais rápido em todos os municípios, acelerando a campanha de vacinação em todo território paraibano. Isso torna a Paraíba o terceiro estado do Brasil que mais vacinou sua população”, pontua. 

Geraldo Medeiros lembra a população que, tão importante quanto a primeira dose da vacina, é a segunda, uma vez que a imunidade só tem efeito com o esquema vacinal completo. Ele reforça que, mesmo com o intervalo entre as doses superado, ou seja, maior que 28 dias para a vacina Sinovac/Butantan e maior que 90 dias para Astrazeneca/Fiocruz, ela não perde o efeito. Pelo contrário, o que pode ameaçar é deixar de tomar a segunda dose.

O secretário ressalta ainda que, mesmo depois de ter o esquema vacinal completo, não se deve relaxar nas medidas de prevenção como o uso da máscara, a lavagem das mãos ou uso do álcool em gel e no distanciamento, evitando as aglomerações.