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Governo João Azevêdo lança plataforma PBmeet para reuniões remotas das repartições estaduais

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O Governo do Estado conta agora com uma plataforma própria para realização de reuniões remotas, ação que se tornou parte da rotina de trabalho dos órgãos administrativos estaduais por causa da pandemia do novo coronavírus. É o PBmeet – Sistema de Agendamento e Webconferência, que foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A ferramenta é mais um serviço inserido na política pública de governança digital implementada pelo governador João Azevêdo.

O PBMeet é bastante funcional para realização de reuniões remotas e traz enorme economia de custos para o Estado ao agilizar encontros e evitar viagens de gestores entre municípios para realização de reuniões que podem ser feitas à distância, criando um canal seguro para comunicação interna e externa no âmbito do Governo do Estado da Paraíba. No momento agendado, a reunião ocorrerá por videoconferência usando um navegador, que pode ser inclusive em um celular ou tablet.

O PBMeet incorpora todas as funcionalidades encontradas nas melhores ferramentas existentes no mercado. Algumas funcionalidades são: Controle de câmera e microfone; Chat entre participantes; Compartilhamento de tela (vários podem compartilhar ao mesmo tempo); Gravação da reunião; Transmissão da reunião para o YouTube em tempo real (útil em eventos ao vivo com palestrantes, por exemplo); Convite de pessoas por compartilhamento de link de acesso; Segurança no tráfego de dados (áudio, vídeo e gravação criptografados).

Funcionalidades adicionais estão sendo estudadas e priorizadas internamente na Codata para agregar valor e utilidade ao PBMeet como, por exemplo, Integração com agendas Google Mail, Microsoft Outllook; Acessibilidade na interface; Acessibilidade na reunião remota; Transcrição do áudio da reunião; entre outras.

O presidente da Codata, Giuseppe Guido, ressaltou que, desde o início da pandemia, a equipe técnica da Companhia vinha pensando em adotar uma ferramenta padrão oficial para subsidiar as reuniões e encontros virtuais do Governo do Estado. “Existem no mercado diversas plataformas de webconferência, contudo elas são pagas ou com funcionalidades grátis, mas com limitação em quantidade de acessos simultâneos e de tempo. Com o PBmeet não teremos qualquer tipo de limitação, tendo o gestor da sala total controle do ambiente virtual, além de realizar uma reunião com qualidade e segurança”, explicou.

Como Fazer Uso do PBmeet:

Os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Governo do Estado da Paraíba que tiverem interesse em fazer uso do PBmeet deverão proceder da seguinte forma:

Órgão/Entidade que utiliza o PBDoc – Enviar ofício por meio da plataforma – direcionado à Presidência da Codata – manifestando o interesse, assinado pelo gestor, informando matrícula, nome completo; login institucional e número de celular de dois servidores que serão responsáveis pelo gerenciamento do PBmeet no órgão/entidade, os quais irão criar salas, agendar reuniões, convidar participantes.

Órgão/Entidade que não utiliza o PBDoc – Enviar e-mail para o endereço presidencia@codata.pb.gov.br manifestando o interesse, assinado pelo gestor, informando matrícula, nome completo; login institucional e número de celular de dois servidores que serão responsáveis pelo gerenciamento do PBmeet no órgão/entidade, os quais irão criar salas, agendar reuniões, convidar participantes.