O Hemocentro da Paraíba lançou uma campanha para conseguir doações de sangue durante o período carnavalesco – quando funcionará normalmente –, a HemoFolia Solidária. Segundo a diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, neste período de pandemia do novo coronavírus ser solidário é uma grande atitude.
“Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. Sangue não se fabrica e não se vende só se obtém através da doação voluntária”, pontuou Shirlene Gadelha. Aqueles que desejarem doar sangue e fazer o cadastro para doação de medula óssea podem ir ao Hemocentro de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7 às 13h.
A diretora geral do Hemocentro da Paraíba lembra que os vacinados contra o novo coronavírus devem respeitar o prazo de inaptidão temporária que visa garantir a integridade física de doadores e receptores de transfusão de sangue.
No caso de o candidato à doação de sangue ter tomado a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas após a aplicação do imunizante. Já quem tomou a vacina AstraZeneca, desenvolvida na Universidade Oxford, no Reino Unido, e produzida pela Fiocruz, o prazo de inaptidão é de sete dias depois do uso.
REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:
· Estar em boas condições de saúde
· Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade; quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais (pai ou mãe)
· Pesar no mínimo 50kg
· Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
· Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e após o almoço aguarde 2 horas para doar
· Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Habilitação Nacional).
*Aecom-Govpb com BOA NOTÍCIA