A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

João Azevêdo entra no top 10 de governadores mais bem avaliados do Brasil, aponta pesquisa

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), figura entre os 10 governadores mais bem avaliados do país, de acordo com pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira (17). O gestor paraibano ocupa a 8ª posição no ranking nacional, com 59% de aprovação, consolidando-se entre os líderes estaduais com melhor avaliação popular.

A pesquisa revela que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), lidera o ranking, com 80% de aprovação. Em seu segundo mandato, Caiado tem utilizado o alto índice de popularidade para fortalecer seu nome como possível candidato à Presidência da República em 2026, apesar de enfrentar resistências dentro do próprio campo da direita e de seu partido.

Na sequência aparecem Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí, com 69%, e Helder Barbalho (MDB), do Pará, com 66%, fechando o top 3 dos governadores mais bem avaliados do Brasil.

Fonteles, que é o governador mais jovem eleito na história do país, está em seu primeiro mandato e se destaca como o chefe do Executivo estadual do PT com melhor avaliação. No Piauí, ele dá continuidade à gestão de Wellington Dias, hoje ministro do Desenvolvimento Social, e tem obtido reconhecimento, inclusive, em áreas tradicionalmente críticas para a esquerda, como a segurança pública.

Já Helder Barbalho caminha para o fim de seu segundo mandato e é apontado como possível candidato ao Senado. Também há especulações sobre seu nome como eventual vice em uma chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o petista dispute a reeleição.

Nos últimos meses, Barbalho ganhou ainda mais projeção nacional em razão da COP30, que será realizada em Belém, impulsionando investimentos em infraestrutura e movimentando a economia do Pará.

Confira o ranking de aprovação dos governadores:

  1. Ronaldo Caiado (União) – Goiás: 80%
  2. Rafael Fonteles (PT) – Piauí: 69%
  3. Helder Barbalho (MDB) – Pará: 66%
  4. Mauro Mendes (União) – Mato Grosso: 65%
  5. Jorginho Mello (PL) – Santa Catarina: 63%
  6. Ratinho Júnior (PSD) – Paraná: 63%
  7. Renato Casagrande (PSB) – Espírito Santo: 61%
  8. João Azevêdo (PSB) – Paraíba: 59%
  9. – Tarcísio de Freitas (Republicanos), São Paulo: 56%
  10. – Elmano de Freitas (PT), Ceará: 5510 –

A pesquisa, realizada entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro, ouviu 200.980 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.