O governador João Azevêdo inaugurou, nesta segunda-feira (26), a piscina terapêutica da Apae de Campina Grande, um marco para o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e de apoio às pessoas com deficiência na Paraíba. A solenidade contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, além de auxiliares do Governo, do deputado estadual Inácio Falcão, prefeitos da região e vereadores de Campina Grande.

O investimento superior a R$ 1,2 milhão, viabilizado por meio de Edital de Chamada Pública, garantiu a construção de uma piscina aquecida, vestiários e sala de apoio, ampliando de forma significativa a estrutura de atendimento da instituição. Com o novo equipamento, cerca de 530 pessoas passarão a ser beneficiadas com serviços de fisioterapia aquática e reabilitação, realizados em sessões individuais acompanhadas por profissionais especializados.
Durante a entrega, João Azevêdo destacou que os investimentos refletem o reconhecimento do Governo da Paraíba ao trabalho desenvolvido pela Apae, que atende não apenas Campina Grande, mas toda a região polarizada pelo município.
“É um trabalho extraordinário, feito com muito carinho, que beneficia mais de 500 crianças. Esse é um governo de inclusão, que enxerga as pessoas e trabalha para garantir dignidade e oportunidades”, afirmou.
O governador ressaltou ainda que a parceria com a Apae vai além do repasse de recursos para manutenção. “Desde a primeira visita, fiquei impressionado com a forma como tudo foi pensado. A partir disso, fortalecemos essa parceria com a construção do ginásio, a implantação parcial do sistema de energia solar — que reduz custos — e agora a piscina terapêutica”, explicou.
Na ocasião, João Azevêdo anunciou a construção de quatro novas salas, com investimento de R$ 800 mil, para ampliar ainda mais os serviços da instituição. “Isso não é favor, é obrigação do Estado apoiar ações voltadas às pessoas com autismo e síndrome de Down. Hoje foi um dia de renovação de energias ao ver o amor dedicado pelos voluntários, jovens e suas famílias”, completou.
O vice-governador Lucas Ribeiro destacou que a entrega da piscina terapêutica representa mais uma ação concreta do Governo da Paraíba e reafirma o compromisso com políticas sociais permanentes.
“O fortalecimento da Apae de Campina Grande faz parte de um planejamento contínuo, com investimentos sucessivos em estrutura e qualidade no atendimento, impactando diretamente a vida de mais de 500 pessoas”, pontuou.
Para a secretária Pollyanna Werton, o novo equipamento amplia o cuidado integral oferecido pela instituição. “A piscina aquecida e adaptada favorece a mobilidade, a interação, o lazer e contribui de forma decisiva para os tratamentos e para a melhoria da qualidade de vida dos usuários”, destacou.
A diretora da Apae de Campina Grande, Rosilene Silva Sousa, agradeceu ao Governo da Paraíba pela concretização de um sonho antigo, idealizado pela presidente e fundadora da instituição, Margarida da Mota Rocha (in memoriam). “Esse era um sonho da nossa eterna presidente, que certamente estaria feliz em ver a Apae cada vez mais preparada e moderna”, afirmou, ressaltando que as sessões de fisioterapia aquática serão realizadas de forma individualizada.
Mãe de Natália Soares, atendida pela Apae há 10 anos, Eliane Bezerra destacou o impacto das melhorias. “Quando chegamos aqui, não havia ginásio nem piscina. Hoje, temos uma estrutura completa e um atendimento humanizado. Essa piscina vai fazer uma grande diferença na qualidade de vida da minha filha”, concluiu.