O governador João Azevêdo assinou, sexta-feira (31), na Granja Santana, em João Pessoa, um novo memorando de entendimento com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O acordo tem como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das crianças e adolescentes, abrangendo áreas como saúde, nutrição, educação, proteção contra violências, água e saneamento, resiliência climática, proteção social e equidade étnico-racial e de gênero.
O ato também marcou as celebrações pelos 75 anos de atuação do Unicef no Brasil, cuja primeira cooperação com o estado da Paraíba foi firmada em 1950.
Atualmente, o Selo Unicef é uma das principais estratégias da organização no país. Nesta edição, a Paraíba alcançou uma adesão recorde de 222 municípios, integrando uma rede nacional com mais de 2 mil cidades engajadas. O novo ciclo do programa dá ênfase à qualidade e à equidade, priorizando políticas voltadas às infâncias e adolescências negras, indígenas e quilombolas.
O memorando firmado busca consolidar e ampliar os planos de ação já em curso no estado, fortalecendo o diálogo entre as secretarias estaduais e municipais e garantindo resultados concretos para crianças e adolescentes paraibanos.
Compromisso com a primeira infância
Durante a solenidade, João Azevêdo destacou os investimentos realizados pela gestão estadual na área da primeira infância.
“Firmamos parceria com os municípios para a construção de 213 creches dentro do programa Paraíba Primeira Infância, implantamos o programa Alfabetiza Mais Paraíba para que nossas crianças aprendam a ler e escrever na idade certa, fortalecemos a política de vacinação e promovemos ações de segurança alimentar e proteção aos órfãos da pandemia. Tudo isso demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento das crianças e adolescentes paraibanos”, ressaltou o governador.
Unicef celebra avanço e reafirma parceria
A representante adjunta do Unicef no Brasil, Layla Saad, celebrou a continuidade da cooperação e destacou a relevância do trabalho conjunto com o estado.
“Estamos felizes de estar em João Pessoa, onde iniciamos nosso primeiro trabalho no Brasil, celebrando um ato que amplia a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Essa parceria abre espaço para que os jovens tenham voz e vez por meio da mobilização social”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Fábio Nogueira, também elogiou a iniciativa, enfatizando o papel das instituições no fortalecimento das políticas públicas.
“É uma alegria participar desse momento em que os poderes e órgãos se unem em prol da educação e do desenvolvimento humano. É preciso fazer mais pelas nossas crianças, e essa parceria é um passo importante nessa direção”, declarou.
Olhar municipalista e impacto social
A ex-prefeita de Duas Estradas e 1ª tesoureira da Famup, Joyce Renally, reforçou a importância da visão municipalista do governo estadual.
“O governador João Azevêdo tem um olhar atento para os municípios, grandes e pequenos. O programa de construção de creches é um exemplo disso. Parabenizo também o Unicef pelo papel fundamental de orientar as gestões na formulação de políticas intersetoriais para a primeira infância”, destacou.
Vozes da juventude: protagonismo e cidadania
Os jovens participantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) também compartilharam experiências transformadoras vividas com o apoio do Unicef.
O estudante Evandro Lima, de Bananeiras, relatou o impacto do projeto em sua trajetória:
“O Nuca fez uma diferença enorme na minha vida, me dando protagonismo e fortalecendo minha consciência cidadã. Hoje, sei que nosso futuro está sendo construído agora”, afirmou.
Já Maria Isabel Silva, de Picuí, destacou como o Selo Unicef ajudou a transformar sua realidade:
“O selo mudou a minha vida. Aprendi sobre o combate ao trabalho infantil, direitos e deveres, e participei do Orçamento Democrático, levando nossas demandas diretamente ao governo. Isso me fez acreditar que posso ser ouvida e transformar meu território”, contou.
Presenças e compromissos
Participaram da solenidade os secretários estaduais Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Ari Reis (Saúde), Lídia Moura (Mulher e Diversidade Humana), Jean Nunes (Segurança e Defesa Social), Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano) e Edilson Amorim (Gestão Pedagógica), além de representantes do Unicef e de instituições parceiras.
Entre os convidados estavam Immaculada Pietro, chefe do Escritório do Unicef para Alagoas, Paraíba e Pernambuco; Verônica Bezerra, especialista em Educação; e Antônio Isídio, diretor da Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social.
Sobre o Unicef
Presente em mais de 190 países e territórios, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) atua para garantir os direitos de cada criança e adolescente, com prioridade para os que vivem em situação de vulnerabilidade. No Brasil, o Unicef mantém parcerias com governos e organizações da sociedade civil, ampliando e qualificando políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.