A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Mais de 10 MIL ATENDIMENTOS em 1 ano no Centro de Atendimento ao Autista de CG

autistass

Centro de Atendimento ao Autista (CAA) de Campina Grande, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), completou um ano com a marca de 10.822 atendimentos a crianças e adolescentes, com oferta de atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). A comemoração foi realizada nesta segunda-feira (10) com a participação de alguns usuários que destacaram a importância do serviço.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a atenção do Estado com um equipamento de qualidade. “Comemorar um ano de um serviço como o Centro de Atendimento ao Autista é a garantia do compromisso do Governo do Estado com o segmento da pessoa autista. O centro é ponte de acesso aos direitos socioassistenciais dessas crianças e adolescentes, através de uma equipe multiprofissional qualificada que está ali todos os dias para garantir direitos básicos e fundamentais de todo e qualquer ser humano, a dignidade”, disse.

De acordo com a técnica de referência da Pessoa com Deficiência da Sedh, Emília Oliveira, a data representa um marco para Campina. “O funcionamento de um espaço como este representa a garantia do direito do usuário porque neste período conseguimos dar conta de uma parcela da sociedade que estava sem nenhum tipo de assistência e hoje tem o acesso a este serviço público com profissionais de qualidade e atendimento diário”.

A coordenadora do CAA em Campina Grande, Roberta Figueiredo, destacou a importância do equipamento para as famílias. “Ao longo deste ano registramos mais de 10 mil atendimentos demonstrando a necessidade e importância do Centro para as famílias. Só quem é mãe e pai entende a dimensão deste e, por isso, este é momento de alegria e de agradecer a toda a equipe que faz a diferença”.

A usuária Dioneide Barbosa, do município de Esperança, disse que a orientação dos profissionais vem sendo fundamental para seu filho e para ela. “O melhor é que aqui os profissionais também nos dão orientação. Então, além do acompanhamento que meu filho recebe, eu também tenho esse aprendizado para melhorar ainda mais a evolução dele. Sou muito grata por todos do Centro”.

Para Marcos dos Santos, pai de um adolescente de Campina Grande, atendido no CAA há exatamente um ano, ressaltou a importância do equipamento. “A mudança do meu filho foi muito grande porque antes ele não tinha essa assistência toda. Ele começou a ser atendido logo após a inauguração do Centro e neste tempo só temos o que comemorar com os avanços. A equipe é maravilhosa”.

No local são realizados atendimentos voltados à estimulação precoce; habilidades comunicativas, comportamentais, cognitivas, motoras, psicomotricidade; integração sensorial; orientação e apoio às famílias, além de serviços de psiquiatria, psicologia e serviço social.

O CCA de Campina Grande tem sob sua responsabilidade o acompanhamento de 70 municípios do estado. A porta de entrada para o atendimento é o Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPD) da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), que funciona no Hospital de Trauma de Campina Grande e é responsável pelo diagnóstico e a emissão de laudos.

Após a conclusão da avaliação, a pessoa é referenciada por meio do Serviço Social, que irá organizar o fluxo de acesso ao serviço, conforme as necessidades específicas de cada indivíduo, bem como a disponibilidade de vagas nas agendas dos profissionais especializados do CAA.

Programa Cidadão – Dentro da programação do Abril Azul, mês de conscientização ao TEA, o Programa Cidadão vai oferecer atendimento para retirada de documento específico aos autistas a partir desta terça (11) até quinta-feira (13) em Campina Grande, na Associação Campinense de Pais de Autistas (ACPA), que fica localizada na Rua Antônio Campos, 382 – Alto Branco, das 8h às 17h por ordem de chegada.

De 18 a 19 deste mês, o Programa Cidadão também realizará o atendimento no município de Solânea e no dia 20, em João Pessoa.

Serviço :

Centro de Atendimento ao Autista de Campina Grande
Rua Salvino Oliveira Neto, 627, Jardim Tavares
Atendimentos: de segunda a sexta-feira
Das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Acesso: Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPD) da Funad