Na manhã deste sábado (10), o Papa Leão XIV reuniu cerca de 6 mil representantes de entidades civis, eclesiásticas e voluntários na Sala Paulo VI, no Vaticano, durante encontro de agradecimento pela realização do Jubileu da Esperança, encerrado recentemente.

Em seu discurso, o Pontífice destacou o esforço conjunto de autoridades, instituições da Santa Sé e cerca de cinco mil voluntários, que possibilitou a participação de mais de 30 milhões de peregrinos em um clima de fé, organização e acolhimento. Segundo ele, Roma se apresentou como uma verdadeira “casa acolhedora” para fiéis de todo o mundo.
Ao falar sobre a juventude, Leão XIV ressaltou o entusiasmo, a alegria e a responsabilidade demonstrados por jovens e adolescentes durante o Jubileu e afirmou que “o futuro do mundo passa pela juventude”. O Papa reforçou que toda a sociedade é corresponsável pela formação das novas gerações, que precisam de exemplos positivos e inspiradores.
O Pontífice também recordou que a peregrinação, a oração e a experiência do perdão foram momentos decisivos de encontro com Cristo para muitos fiéis, renovando a mensagem de que a esperança cristã se traduz em gestos concretos no cotidiano.
Ao final do encontro, o Papa presenteou os participantes com o Crucifixo do Jubileu, concedeu sua bênção e renovou o convite para que os frutos do Ano Santo continuem gerando esperança e compromisso com as futuras gerações.