A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Paraíba dispara no setor de serviços e lidera crescimento no Nordeste, revela IBGE

Contrariando a tendência da maioria dos estados nordestinos, a Paraíba registrou em julho a maior taxa de crescimento de serviços da região, com avanço de 4,3% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE). O resultado superou a média nacional (2,8%) e colocou o estado na liderança nordestina.

Enquanto seis dos nove estados do Nordeste tiveram queda – como Rio Grande do Norte (-4,3%), Sergipe (-4,0%) e Bahia (-2,6%) – apenas Maranhão (3%) e Ceará (0,3%) acompanharam a alta paraibana.

No acumulado de janeiro a julho, a Paraíba manteve o 2º maior crescimento do Brasil (6%), atrás apenas do Distrito Federal (6,3%). Na comparação de julho sobre junho, o avanço foi de 1,2%.

De acordo com o pesquisador do IBGE Rodrigo Lobo, a digitalização da economia, intensificada desde a pandemia, impulsiona áreas como tecnologia da informação e delivery, pouco afetadas por fatores macroeconômicos como alta de juros.

O setor também é destaque na geração de empregos: segundo o Caged, de janeiro a julho foram 14.536 novos postos com carteira assinada na Paraíba – o maior saldo entre todos os segmentos da economia estadual.