Mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador, marcado por juros elevados e incertezas no comércio internacional, a Paraíba desponta como destaque no setor industrial brasileiro. De acordo com o mais recente estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, o estado deverá registrar uma expansão de 3,7% em 2025, conquistando o 3º maior crescimento industrial do País e o 1º lugar no Nordeste.
O levantamento aponta que os estados com melhor desempenho projetado para o setor são Mato Grosso (6,5%), Pará (4,7%), Paraíba (3,7%), Piauí (3,7%) e Tocantins (3,2%). Na outra ponta, os piores resultados estimados são dos estados vizinhos Rio Grande do Norte (-1,4%) e Pernambuco (-1,4%).
O PIB industrial da Paraíba se destaca também por superar as médias projetadas para o Nordeste (1,6%) e para o Brasil (1,7%). O crescimento do setor se equipara ao da agropecuária (3,7%) e supera o de serviços (2,7%), demonstrando a força e a diversificação da economia estadual.
O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, celebrou o desempenho e atribuiu o avanço à política de desenvolvimento adotada pelo Governo da Paraíba, em parceria com o setor privado.
“Na prática, a Paraíba mostra, com indicadores como este, que as ações do Governo são assertivas. Temos investimentos pujantes e obras em todas as regiões, o que comprova que a política de desenvolvimento do Estado está no caminho certo, gerando emprego, renda e atraindo novas empresas, inclusive do setor industrial. É dessa forma que buscamos melhorar a qualidade de vida do povo paraibano”, destacou o secretário.
Com resultados acima da média nacional e perspectivas de continuidade do crescimento, a Paraíba consolida sua posição como um dos principais polos emergentes da indústria brasileira.