A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Paraíba registra 2º maior crescimento do setor de serviços do Brasil, aponta IBGE

A Paraíba encerrou 2025 como um dos grandes destaques da economia nacional. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o estado alcançou crescimento acumulado de 5,7% no setor de serviços, garantindo a segunda maior taxa do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal, que registrou 7%. A média nacional foi de 2,8%.

O desempenho paraibano representa o dobro do crescimento do País, consolidando a força do setor que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, tecnologia da informação, salões de beleza e publicidade.

Crescimento consistente ao longo do ano

O resultado positivo foi sustentado por uma trajetória consistente: a Paraíba apresentou alta em 10 dos 12 meses de 2025. Os melhores desempenhos ocorreram em novembro (9,2%), abril (8,8%), fevereiro (8,7%) e março (7,5%).

No comparativo de dezembro de 2025 com o mesmo mês de 2024, o estado também superou a média nacional, registrando crescimento de 4,3%, frente aos 3,4% do Brasil.

Entre os 166 serviços pesquisados pelo IBGE, 53,6% encerraram o ano com crescimento. Destacaram-se segmentos como portais e provedores de conteúdo na internet, transporte aéreo de passageiros, transporte rodoviário de cargas, publicidade e desenvolvimento de programas de computador.

O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, destacou que o setor está “operando em grande força”, reforçando o cenário de expansão.

Impacto direto na geração de empregos

O avanço do setor de serviços também refletiu na criação de empregos. Em 2025, a Paraíba registrou saldo de 31 mil novos postos de trabalho, sendo 23.935 vagas provenientes do setor de serviços, que se consolidou como o principal motor da empregabilidade no estado.

Para o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, o resultado confirma a solidez da economia estadual e a capacidade de atração de investimentos, especialmente no setor turístico, que deve ganhar ainda mais impulso com novos empreendimentos em fase de implantação.

O que mede a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o comportamento conjuntural do setor por meio da análise da receita bruta real das empresas formalmente constituídas com 20 ou mais empregados, que atuam em atividades de serviços não financeiros, excetuando saúde e educação.

Ao lado da administração pública e do comércio, o setor de serviços possui um dos maiores pesos na composição do Produto Interno Bruto (PIB) dos estados e do país.

Com crescimento expressivo, geração de empregos e expansão em diversas áreas estratégicas, a Paraíba consolida seu protagonismo econômico no cenário nacional.

*BOA NOTÍCIA PB, A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!