A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

“PEC da Blindagem é, na verdade, uma PEC da Impunidade”, alerta cientista político da UFCG

Estreando a série “A BOA POLÍTICA”, publicada todo domingo no @boanoticiapb e no portal www.boanoticiapb.com.br, o professor da UFCG Darcon Sousa — sociólogo, cientista político e escritor — analisa, com equilíbrio, clareza e objetividade, o que é a PEC da Blindagem e quais impactos ela pode trazer para a democracia brasileira.

👉 Confira a entrevista completa e entenda por que o tema está movimentando o noticiário e as redes sociais.

BOA NOTÍCIA PB – O que é a polêmica PEC da Blindagem?

PROFESSOR DARCON SOUSA – Essa proposta, que muitos já chamam de PEC da Impunidade, é uma Emenda Constitucional que concede imunidade quase total aos parlamentares. Se aprovada, investigar, processar ou prender deputados e senadores só seria possível com autorização da própria Câmara Federal. Em outras palavras, eles teriam um poder de autoproteção acima de qualquer cidadão.

BOA NOTÍCIA PB – Quais as consequências dessa PEC?

PROFESSOR DARCON SOUSA – Os riscos são enormes. O crime organizado poderia encontrar no mandato parlamentar um “escudo” para se proteger, atraindo pessoas que buscam imunidade para praticar irregularidades. Essa proposta já gera indignação nas redes sociais por representar um retrocesso na luta contra a corrupção e um ataque direto à democracia.

BOA NOTÍCIA PB – O senhor acredita que será aprovada também pelo Senado?

PROFESSOR DARCON SOUSA – Pessoalmente, acredito que não. A repercussão negativa é tão grande que o Senado deve rejeitar a PEC, freando essa tentativa de blindagem que ameaça os princípios democráticos do país.

REPORTAGEM:

Vanildo Silva, jornalista-editor do BOA NOTÍCIA PB
Eduarda Farias, Diretora de Marketing do @boanoticiapb