O Pix Automático começou a valer em todo o país, partir desta segunda-feira A nova funcionalidade, criada pelo Banco Central (BC), permite o pagamento automático de contas recorrentes, como água, luz, internet, planos de saúde e mensalidades escolares — inclusive entre bancos diferentes. A medida é obrigatória e as instituições financeiras têm até 1º de janeiro de 2026 para se adequar.
O novo sistema vem para substituir o antigo débito automático, oferecendo mais praticidade e alcance. Agora, empresas poderão receber de qualquer cliente, independentemente do banco utilizado, o que elimina os acordos individuais exigidos anteriormente. Além disso, os pagamentos poderão ser feitos 24 horas por dia, sete dias por semana, sem depender de dias úteis.
Para o consumidor, o uso será simples: basta autorizar o pagamento uma única vez pelo aplicativo ou internet banking. O cliente poderá definir regras de segurança, como limite de valor por transação e uso do cheque especial. Antes da quitação, o banco notificará o pagador, garantindo transparência e controle.
Gratuito para pessoas físicas, o Pix Automático tem custo reduzido para empresas e deve diminuir a inadimplência, além de ampliar a inclusão financeira, já que não exige cartão de crédito. Em caso de erro ou fraude, o ressarcimento será feito por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que assegura a devolução dos valores quando o problema for comprovado.