A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), realizará nesta sexta-feira, 18, a aula-espetáculo “Vozes Negras”, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, tradicionalmente comemorado em 20 de novembro. O evento, que reunirá apresentações de várias linguagens artísticas, ocorrerá no Teatro Rosil Cavalcanti, a partir das 19h.
Além das apresentações mencionadas, a programação contará com uma roda de conversa, que carrega o tema “Consciência Negra e Lutas Anti-racistas”. Esta contará com a mediação da artista Kaliuma Soares.
Discutirão temas de extrema relevância o historiador e militante do movimento negro de Campina Grande, Jair Silva Ferreira; Vanessa Belmiro, assistente social e professora doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e Bruno Gaudêncio, escritor, historiador e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).
Voltando ao aspecto cultural artístico, a dança será um dos destaques da noite com a apresentação de Wênia Sonály, artista e arte-educadora do Centro Cultural. A música também vai somar a programação pela voz de Erika Marques e os acordes do músico Cris Lima.
A entrada na aula-espetáculo é gratuita e o Teatro Rosil Cavalcante fica localizado nas instalações do Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho, no bairro São José, nas imediações do Parque do Povo.
O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei 12.519, e está ligado à morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, um dos importantes líderes do movimento negro durante o período da escravatura, um dos momentos mais cruéis da história brasileira.