A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), segue realizando a pré-seleção de alunos da Rede Pública Municipal, que tenham interesse em estudar gratuitamente na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina. Já foram avaliadas 967 crianças nascidas em 2011, 2012 e 2013. A pré-seleção acontece até a próxima terça-feira (24).
“As crianças estão eufóricas. Quando chegamos nas escolas elas já sabem do que se trata, já estão preparadas. Quero gradecer também aos pais que acreditam no trabalho da Educação, da Prefeitura de João Pessoa. Estamos fazendo um trabalho de excelência e tenho certeza que esse ano muito mais crianças vão avançar para a segunda fase e, quem sabe, serem avaliadas para termos um grupo bem maior de bailarinos e bailarinas que vão representar João Pessoa”, disse a representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo, Fernanda Albuquerque.
Nesta primeira fase os professores de Educação Física e Artes analisam a postura, impulsão, flexibilidade e algo que demonstre o interesse pela dança, embora as crianças não tenham experiência na área.
Mickaelly Samira, 10 anos, é estudante da Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista, no bairro Gramame, e está participando da primeira fase. “Desde que eu era pequena sempre tive o sonho de ser bailarina e agora estou tendo essa oportunidade. Vou ficar muito feliz se passar”, disse.
2ª etapa- Nos dias 19 e 20 de agosto vai acontecer a segunda etapa no Centro de Educação Integrada (CEI), em Mangabeira VIII. Nesta fase serão verificados os mesmos itens da primeira, só que dessa vez com o olhar de três profissionais da Escola do Teatro Bolshoi, que poderão selecionar até 20 crianças para concorrerem a nível nacional.
“Eu disse a minha mãe que quero ir para o balé porque gosto de dança e seria muito legal. Eu cresceria sendo um verdadeiro bailarino”, falou Vinícius Andrade, 9 anos.