A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Prefeitura de Campina Grande amplia ensino integral e cria 500 novas vagas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), iniciou 2026 com 2.252 estudantes matriculados na modalidade de ensino integral, consolidando a criação de 500 novas vagas em relação a 2025, quando o número de matrículas era de 1.757. O avanço reforça a política de ampliação do acesso à educação pública de tempo integral no município.

A expansão deve seguir ao longo do ano. A previsão é que mais três escolas passem a ofertar o ensino integral, elevando de 22 para 25 o número de unidades contempladas. Com isso, a expectativa é alcançar cerca de 2.750 estudantes atendidos até dezembro, o que representa um crescimento superior a 50% na comparação com o ano passado.

O fortalecimento da modalidade é resultado de um processo gradual. Em 2022, apenas a Escola Municipal Estudante Leonardo Vitorino funcionava em tempo integral. Em 2023, outras dez unidades foram incluídas, beneficiando aproximadamente 700 estudantes. Já em 2025, a rede municipal contava com 20 escolas e mais de 1.700 matrículas nessa modalidade.

Para a diretora de apoio escolar e coordenadora do Programa Integral, Ana Lúcia Fernandes, os impactos do ensino integral vão além do desempenho acadêmico. Segundo ela, a ampliação da jornada escolar contribui para a permanência dos estudantes na escola, oferece um ambiente seguro e garante a segurança alimentar, por meio de refeições adequadas e ações de educação nutricional, promovendo equidade, bem-estar e redução das desigualdades sociais e educacionais.

A qualidade da estrutura e do atendimento também tem motivado novas matrículas. É o caso de Hosani Barbosa da Silva, avó de Vitória Sofia, de 6 anos, estudante do 2º ano da Escola Petrônio Figueiredo, que possui necessidades específicas. Após quase um ano na rede privada sem o suporte adequado, a família optou pela transferência para a rede municipal. De acordo com a avó, a escola oferece profissionais capacitados e estrutura adequada, o que tem refletido em avanços significativos no desenvolvimento da criança.

Na modalidade integral, os estudantes participam de uma rotina diversificada de atividades pedagógicas e formativas. A proposta integra projetos já desenvolvidos pela rede municipal a novos componentes curriculares, ampliando o tempo de permanência na escola e fortalecendo o desenvolvimento acadêmico, social e cultural.

Entre as atividades ofertadas estão Experiências Matemáticas, por meio do Programa Dei Valor (Educação Financeira); Arte, com o Projeto Coral Uirapuru, Teatro e Fanfarra; Práticas de Linguagem; modalidades esportivas como Capoeira, Handebol, Xadrez e Dança; Educação Ambiental, com o Programa Plantar; Direitos Humanos; Projeto de Vida; Língua Estrangeira; e Cultura Digital, com foco em pensamento computacional, uso de Chromebooks e Robótica.

*BOA NOTÍCIA PB, A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!