A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realiza nesta quarta-feira, 1º de outubro, a partir das 8h, o “Dia D da Faixa de Pedestres”, no Centro da cidade. A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância do respeito à sinalização e da segurança no trânsito, diante dos altos índices de atropelamentos registrados no município.
A ação contará com a presença de Agentes e Educadores de Trânsito, que estarão posicionados nas principais faixas da Avenida Floriano Peixoto, entre a Praça da Bandeira e o viaduto, para dialogar com condutores e pedestres, orientando sobre a atenção necessária ao atravessar ou conduzir veículos nesses trechos.
O trabalho educativo acontece em paralelo a uma ampla campanha de revitalização de faixas de pedestres em vários bairros da cidade. Desde agosto, mais de 100 faixas já foram repintadas em regiões como o Centro, Catolé, José Pinheiro, Monte Castelo e Santo Antônio. A meta da STTP é chegar a 700 faixas revitalizadas até o fim do ano.
Os números reforçam a urgência da ação: em 2025, de acordo com o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), Campina Grande registrou 165 atropelamentos, sendo 35 em faixas de pedestres. Do total, oito resultaram em óbitos — três deles ocorridos justamente em faixas sinalizadas.
“É fundamental reforçar o respeito à faixa de pedestres. A STTP mantém um trabalho contínuo de implantação e revitalização dessas sinalizações, aliado a campanhas educativas nas ruas, escolas, empresas e instituições públicas. Além disso, a fiscalização é permanente, e nossos Agentes de Trânsito estão sempre prontos para agir em casos de desrespeito a esse dispositivo tão importante”, destacou o superintendente da STTP, Vitor Ribeiro.