A Prefeitura de Campina Grande deverá concluir em até duas semanas a construção de um açude, com capacidade média para acumular 401 metros cúbicos de água, que vai beneficiar os moradores da localidade de Açude de Dentro e de áreas adjacentes. O açude fica na zona oeste do município, na direção do distrito de Catolé de Boa Vista. Essa estimativa é do secretário municipal de Agricultura, Renato Gadelha.
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) é parceira da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) na construção desse reservatório. As obras foram iniciadas em meados de setembro do ano passado, o que significa dizer que, em menos de um ano, estarão concluídas e serão entregues à comunidade.
Além de localidade de Açude de Dentro, o lago de represamento de água, em fase de conclusão, também atenderá as necessidades hídricas de comunidades densamente povoadas, a exemplo de Paus Brancos, Alto do Alegre e Navio.
Gadelha ressaltou, que a execução do projeto foi iniciada na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues e mantida pelo atual prefeito Bruno Cunha Lima. No entendimento do secretário municipal de Agricultura, a continuidade da obra fará com que a construção seja concluída em tempo hábil e entregue para as comunidades em menos de um ano de trabalho.
O açude também oferecerá, aos moradores dessas localidades, condições para trabalhar a irrigação e a piscicultura. Por outro lado, servirá ainda como área de lazer, uma vez que, ao longo dos trabalhos, são frequentes as visitas ao local, tanto por pessoas de outras áreas rurais quanto do município de Campina Grande.
Os secretários Renato Gadelha e Geraldo Nobre (titular da Sesuma), visitam com frequência as obras do reservatório de Açude de Dentro. Gadelha garantiu que este projeto está inserido numa área com bom terreno e água de qualidade, aspectos que, no entendimento dele, representarão uma verdadeira “redenção” em matéria de recursos hídricos para os moradores da região a ser beneficiada.