O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, anunciou em entrevista nesta quarta-feira, 18, que fará, ainda no início deste ano, a nomeação de mais aprovados nos dois concursos promovidos em sua gestão, em 2021.
Conforme lembrou o prefeito, em 2021 foram realizados um concurso de caráter geral e outro, destinado especificamente à Guarda Civil, cujo efetivo está sendo dobrado. Desses dois certames, já foram nomeados 60% dos aprovados.
Segundo Bruno Cunha Lima, o Plano Plurianual Anual (PPA) do Município prevê a realização de, pelo menos, um concurso a cada ano.
Por isso, também já está na fase final de planejamento um novo concurso, para preenchimento de 500 vagas em áreas que são deficitárias de pessoal efetivo, a exemplo de Vigilância Sanitária, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) Educação e Procuradoria Geral do Município.
No caso da Educação, o concurso deste ano vai ser voltado para profissionais com foco na atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, com destaque para professores de disciplinas como Português, Matemática, Inglês e outras áreas específicas.
Sem cadastro reserva
Bruno esclareceu que os concursos municipais não se destinam ao chamado cadastro de reserva, o que é proibido, inclusive, por lei municipal de sua autoria. Assim, quem é aprovado em concurso tem a garantia da nomeação dentro do prazo de dois anos, estabelecido pela lei que rege cada certame.
Em relação à banca organizadora do novo concurso está confirmado o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Trata-se da banca contratada no ano passado, já tendo sido também a instituição que coordenou a seleção de 2021.