Os profissionais da ativa da Prefeitura de João Pessoa que não realizaram o Censo dos Servidores Municipais ganharam um novo prazo para concluir o processo de atualização cadastral. A Secretaria de Administração (Sead) ampliou até o dia 31 de setembro o período de recenseamento e envio de documentação.
O Censo teve início em março e é uma medida que visa traçar um raio x dos profissionais que trabalham no governo municipal e proporcionar a definição de políticas de valorização e capacitação dos servidores, implantação de um banco de talentos e adequação do corpo técnico da Prefeitura aos serviços prestados à população.
Os servidores que não realizarem o censo dentro do prazo estipulado poderão sofrer o bloqueio de sua remuneração até que realizem o procedimento de recenseamento. O bloqueio poderá acontecer a partir do mês de outubro e somente será liberado após o comparecimento do servidor junto ao setor de recursos humanos do órgão no qual se encontra vinculado.
O mesmo prazo abrange também aqueles que procederam com o seu cadastramento no sistema de recenseamento, mas se encontram com pendências na regularização da documentação encaminhada e analisada pela Prefeitura ou pelo Instituto de Previdência do Município (IPM). No caso de documentos não serem validados por não conformidade, será concedido prazo de 15 dias a partir do recebimento da comunicação.
O Censo dos Servidores abrange os servidores da ativa e também os inativos. Mas, para facilitar para os aposentados e pensionistas, o procedimento está sendo realizado no momento que os idosos comparecem ao IPM para realizar a prova de vida.
Como fazer – O servidor deve acessar com seu login e senha o Portal do Servidor no endereço https://www.joaopessoa.pb.gov.br/portalservidor/ e clicar no banner do Censo 2021 para preencher seus dados pessoais e enviar a documentação necessária. Dependendo de cada caso, será necessário anexar cópias digitalizadas de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, CNH (dependendo da função), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, diploma ou certificado de conclusão de curso.