A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

8056 - Formato 2

Procon de João Pessoa realizou mais de 25 mil atendimentos este ano

proconpmjp

Pelo menos 24.775 consumidores pessoenses foram atrás de um dos canais de atendimentos da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor nos 10 primeiros meses de 2021.

A procura no SAC chegou a 10.241, com a média das ligações para o 0800-083-2015 atingindo a marca de mais de 7 mil, e o whatsapp (83) 98665-0179 (Procon-JP na sua mão) somando 7.534. O Instagram @procon_jp também assiste ao consumidor, local onde ele pode fazer denúncias, tirar dúvidas e receber orientação.

Entre as empresas mais reclamadas estão as que prestam serviços como telefonia, água e energia elétrica, além de bancos. As principais reclamações que chegam ao SAC do Procon-JP se referem à má prestação de serviço, cobrança indevida nas faturas e aplicações de multas elevadas quando da desistência ou cancelamento de contratos nos diversos segmentos da prestação de serviço, além de demandas referentes a atraso na entrega de bens e recusa de troca de produtos com defeitos.

O atendimento remoto através do ‘Procon-JP na sua mão’ tira dúvidas, dá orientações e abre processo administrativo, tudo isso como assistência de rotina, mas o seu alcance é bem mais amplo, como esclarece o secretário Rougger Guerra: “É através do whatsapp que o consumidor tem acesso a programas como o mutirão para renegociação de dívidas bancárias, o ‘Procon-JP Negocia‘ (para os superendividados), o mutirão de renegociação de débito junto à Energisa (finalizado em setembro) e, mais recentemente, as inscrições para o ‘‘Procon-JP vai às aulas’, que ocorreram até o final de outubro”, disse.

Dúvidas e orientação – Quanto ao 0800-083-2015, este é o canal de atendimento onde o consumidor pode fazer suas denúncias e reclamações, tirar dúvidas e receber orientações. “Aconselhamos que, na dúvida, as pessoas liguem para o nosso 0800 porque, às vezes, uma simples orientação pode resolver um problema. Quando o caso é mais complexo, o consumidor é encaminhado para o setor competente”, explica o titular do Procon-JP.

As campeãs – Os serviços de telefonia, água, luz e bancos lideram a relação das 10 empresas mais reclamadas no Procon-JP em 2021 que, juntas, somam mais de 22% do atendimento total. A empresa de telefonia Oi lidera o ranking com 5,34%. As outras mais demandadas este ano são a Energisa (4,14%); Cagepa (3,15%); Caixa Econômica Federal (2,73%); Magazine Luiza (2,19%); Tim Nordeste (1,51%); Claro S.A (1,44%); Samsung (1,40%); Banco do Brasil (1,39%); Banco Pan (1,36%).

Atendimentos do Procon-JP:

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Telefone para orientação e dúvidas: 0800-083-2015

Whatsapp: (83) 98665-0179

Instagram: @procon_jp