Com o objetivo de proporcionar experiências através da arte circense, a Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), realizou reunião na tarde desta terça-feira (8) para discutir o projeto ‘Educa Circo’ com gestores da rede municipal de ensino, profissionais de serviço social e da psicologia, além dos próprios artistas circenses.
Nesse sentido, conforme explicou o diretor executivo da Fundação, Marcus Alves, a Funjope tem desenvolvido um projeto de sensibilização e comprometimento através das escolas com a ideia de incluir o circo como instrumento pedagógico.
O diretor afirmou que essa é a linha pedagógica do trabalho desenvolvido pela Fundação, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), que está sendo intensificado.
“Estamos valorizando a experiência das famílias dos circos, ao mesmo tempo em que qualificamos e capacitamos o nosso aluno para perceber o valor da arte circense”, enfatizou.
O chefe da Divisão de Teatro da Funjope, Márcio Bacellar, acrescentou que o projeto ‘Educa Circo’, quer permitir aos alunos da rede pública municipal conhecer e se aprofundar na linguagem circense a partir de oficinas artísticas. A ideia, segundo ele, é fomentar a arte circense a partir dos bairros Cidade Verde (Mangabeira), Alto do Mateus e Bairro das Indústrias.
“Esse processo formativo e de prática cidadã garante ao alunado a possibilidade de desenvolver habilidades artísticas e propiciar de forma lúdica a aquisição de competências inerentes à atividade circense”. Um dos objetivos, segundo ele, é fazer a comunidade escolar ter um outro olhar a partir da vivência real dentro do circo, percebendo a tradição de oralidade passada de geração em geração.
Lucian Souza da Silva, chefe da Seção de Direitos Humanos, Projetos Integradores e Projeto de Vida, da Sedec, explicou que o projeto objetiva aproximar os alunos de práticas culturais circenses. “É uma oportunidade única para os alunos da rede municipal de ensino se aproximarem da arte e, com isso, adquirirem, além de tudo, uma consciência cidadã”, avaliou.
O projeto é uma iniciativa da Funjope em parceria com circos instalados em João Pessoa e com o apoio da Sedec, através da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), por meio do Departamento de Programas Especiais (DPE). As oficinas ocorrerão entre os dias 14 a 18 de março nos turnos manhã (8h às 11h) e tarde (14h às 17h). O encerramento será dia 18, com a entrega de certificados.