A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

8056 - Formato 2

Relatório do MS confirma avanços de Campina no índice Previne Brasil

verdade saude

O Município de Campina Grande subiu uma posição no índice do programa Previne Brasil referente ao último quadrimestre de 2023. O levantamento apresentado no próprio relatório do Ministério da Saúde revela o crescimento em três critérios estabelecidos pelo programa.

Ainda assim, o secretário de Saúde de Campina Grande, Dunga Júnior, já reuniu a equipe técnica da pasta para determinar uma série de medidas objetivando agilizar e gerar mais eficiência na alimentação dos dados no sistema do Previne Brasil.

O ranking do programa federal leva em consideração sete critérios de avaliação, que são respectivamente: consultas de pré-natal; testagem de sífilis e HIV/Aids em gestantes; tratamento de saúde bucal durante o pré-natal; cobertura citopatológica, cobertura vacinal de poliomielite e da vacina pentavalente; aferição de hipertensão e aferição de diabetes.

No primeiro quadrimestre de 2023, o índice geral foi de 4,06. No segundo quadrimestre o indicador final foi de 5,27 e, neste, o resultado da avaliação do Ministério da Saúde foi de 5,45. Os indicadores que tiveram aumento foram a investigação de sífilis e HIV/Aids na gestação e o atendimento de hipertensos e diabéticos.

Com relação à cobertura citopatológica, a gestão municipal adquiriu insumos para a realização dos exames, comprou novas mesas ginecológicas e firmou contrato com uma clínica conveniada para dar celeridade e qualidade nos resultados dos exames.

Na assistência de pré-natal, a Prefeitura de Campina Grande implantou o projeto SIM Maternidade, em parceria com outras instituições, que vem melhorando o acompanhamento na gestação na Atenção Primária à Saúde. Na odontologia, a gestão municipal adquiriu o Odontomóvel e abriu 14 consultórios. E na vacinação, o Município retomou o caminho das altas coberturas vacinais.