A cidade de Campina Grande está passando por uma transformação luminosa que promete não apenas embelezar suas ruas e avenidas, mas também economizar recursos significativos e promover a sustentabilidade. Através do Programa Reluz, Campina Grande recebeu mais de R$ 3 milhões para serem investidos na modernização da iluminação pública.
Esse é o resultado de um projeto da Prefeitura aprovado na chamada pública do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Obras (Secob).
Em fase de implementação, já foram contempladas 12 ruas e mais 2 estão recebendo as luminárias atualmente. No total serão 41 ruas, avenidas e logradouros localizados em 19 bairros e no Distrito de Galante. Além de proporcionar uma iluminação mais eficiente e duradoura, a iniciativa contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que as lâmpadas de LED são recicláveis e não contêm substâncias tóxicas.
A secretária da Secti, Laryssa Almeida, destacou a importância do programa: “O Reluz é um grande passo para tornar Campina Grande mais eficiente em termos tecnológicos e financeiros. A substituição das lâmpadas tradicionais por LED não só economiza recursos significativos a longo prazo, mas também contribuirá para uma cidade mais sustentável e amiga do meio ambiente. Estamos avançando a todo vapor com o programa. Ruas importantes, como a Juscelino Kubitschek, Senador Argemiro de Figueiredo e Assis Chateaubriand, já receberam as luzes de LED.”
Já o secretário municipal de Obras, Joab Machado, enfatizou a importância para a transição das luzes de LED: “Hoje, estamos aqui para destacar a crescente importância da eficientização da iluminação pública para LEDs em nossa cidade. A transição para sistemas de iluminação mais eficientes não apenas economiza recursos, mas também melhora a segurança e a qualidade de vida para os moradores. Em Campina Grande, o programa ‘Reluz’ tem se destacado como um exemplo notável nesse sentido. Já foram contempladas 12 avenidas, totalizando 1419 pontos de iluminação pública convertidos para LED. Essa iniciativa não só representa economia de energia, mas também um compromisso com um futuro mais sustentável e luminoso para nossa cidade”, contou.
As lâmpadas de LED são conhecidas por sua eficiência energética e longa vida útil, o que resulta em menor necessidade de manutenção e, portanto, em economia para o Município. A Prefeitura de Campina Grande está empenhada em melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e, ao mesmo tempo, fazer escolhas sustentáveis que beneficiem o meio ambiente, os recursos públicos e aumente a sensação de segurança. O Programa Reluz é mais um passo significativo nessa direção.