O secretário de Planejamento de Campina Grande, Felix Araújo Neto, recebe, na noite desta segunda-feira, 19, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba, em João Pessoa a Comenda Fátima Lopes, maior honraria concedida pela OAB-PB, para homenagear destaques com relevantes serviços prestados ao trânsito, transportes e mobilidade urbana.
A Comenda é proposta pela Comissão de Direito de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da OAB-PB e, através de votação realizada, escolheu, por unanimidade, o nome do atual secretário de Planejamento de Campina Grande, pelas ações realizadas na pasta e, em especial aos serviços prestados durante sua atuação na Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos da Rainha da Borborema.
Felix Neto agradeceu ao presidente da OAB da Paraíba, Harrison Targino, e à Comissão de Direito de Trânsito, através da presidente Giordana Coutinho, pela honraria e lembrou que as contas, durante o período, foram todas aprovadas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“É uma grande honra receber a Comenda Fátima Lopes pelo trabalho prestado junto à STTP em Campina Grande, em benefício ao trânsito, transporte e mobilidade urbana. Este é mais um reconhecimento à atuação em benefício da população campinense. Agradeço, muito honrado, ao presidente HarrissonTargino e à Comissão de Direito de Trânsito, na pessoa da presidente Giordana Coutinho, e demais integrantes, pelo reconhecimento e lembrança”, destacou.
Felix atuou na STTP de 2016 a 2020 e lembrou que foram realizadas várias ações de relevância para a melhoria da mobilidade urbana na cidade, com a redução significativa no número de acidentes e mortes no trânsito. Entre estas, ele destaca: Cumprimento da meta do Pnatrans com redução de mais de 50 % dos acidentes em Campina Grande, caindo de 4,300 acidentes com vítimas (em 2015) para 2.100 acidentes com vítimas (em 2020); fortalecimento e reestruturação do setor de estatísticas da STTP; primeiro órgão executivo municipal a implantar o SNE; criação da fábrica de semáforos de Campina Grande, reduzindo custos para o município; cidade campeã no Maio Amarelo por três vezes consecutivas (2017, 2018 e 2019); maior ação de sinalização viária da cidade; implantação de tecnologias, talonário eletrônico, bem como sistemas de controle e de informações (com dados abertos e em tempo real) do transporte público;implantação de mais de 100 km de ciclovias/ciclofaixas.
A comenda proposta pela Comissão de Direito de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana da OAB-PB, tem o objetivo de homenagear pessoas, entidades públicas ou privadas que contribuem nas suas profissões ou realizam trabalhos para um trânsito mais seguro e mais humano, objetivando com isso o incentivo para continuidade de adoção de medidas, comportamentos e normas que promovam a diminuição dos índices de lesões e mortes em decorrência de sinistros de trânsito.
Felix Araújo Neto