A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na manhã desta segunda-feira, 25 de abril, o I Seminário sobre Autismo: Possibilidades na Inclusão Escolar. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral e faz parte das ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização da população sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A programação segue até quarta-feira, 27 de abril.
Na ocasião da abertura, a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, falou sobre a importância da abordagem do tema.
“É essencial trabalhar o autismo não apenas no mês de abril. Essa temática é uma preocupação permanente da gestão. Nosso objetivo é incluir, pois a inclusão é direito do autista. Não é apenas o acesso, mas a preocupação com o processo de aprendizagem”, afirmou a secretária executiva.
A Rede Municipal de Ensino possui atualmente 948 estudantes autistas, matriculados no Atendimento Educacional Especializado.
Durante o primeiro dia de evento, organizado pela Coordenação de Educação Especial, os profissionais de Apoio Escolar assistiram às palestras das psicólogas Danny Bispo e Sandra Crespo, do Núcleo de Intervenção Comportamental (NIC-SP).
No evento foram abordados os seguintes temas: Como escolher o que ensinar; Quais as melhores formas de ensinar meu aluno; Como avaliar o progresso do meu aluno; A escolha dos objetivos e escrita do plano individualizado.