A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), deu mais um passo na missão de transmitir conhecimento e contribuir para a formação qualificada de professores e jovens do Estado. Para isso, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou na tarde desta segunda-feira (30) a criação dos cursos de Licenciatura em História em EAD, e Tecnólogo em Ciências de Dados e de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os cursos serão implantados graças a uma parceria entre a Instituição e o Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia.
Presidida pela reitora Celia Regina Diniz, a reunião foi realizada por videoconferência através do Google Meet, com transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube, contou com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, do Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, professor Cláudio Furtado, além da pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professora Vaneide Lima Silva, e da pró-reitora adjunta de Graduação, Vagna Rocha.
O curso de História vai fortalecer a formação de professores que já atuam na rede estadual, mas não tem o curso superior, enquanto que os cursos de tecnólogos possibilitarão a formação qualificada de jovens para o mercado de trabalho em uma área em expansão, mas carente de mão de obra qualificada. Inicialmente foi aprovado o curso de Licenciatura em História, cuja proposta foi relatada pelo conselheiro Luciano do Nascimento Silva.
O curso, fruto de uma proposta encaminhada pela PROEAD, tendo sido originado no Centro de Educação (CEDUC) e no Departamento de História, ambos no Câmpus I, tem como objetivo expandir a formação de professores de História da Educação Básica de forma a beneficiar populações que têm dificuldade de estudar no modelo presencial. Apenas os professores da Rede Estadual que estão em sala de aula, mas não têm a formação adequada, podem fazer o curso.
*Com informações da ASCOM