A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

UFCG oferece 25 vagas para Mestrado Profissional em Sociologia; 10 no Campus de Campina

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) anunciou a abertura de inscrições para a turma 2026, oferecendo 246 vagas em 16 instituições de ensino superior de todo o país. O período de inscrição vai de 19 de agosto a 18 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site www.profsocio.ufc.br.

Na Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é um dos polos contemplados, com 10 vagas no campus sede, em Campina Grande, e 15 no campus de Sumé, no Cariri paraibano — totalizando 25 oportunidades para professores e profissionais da área.

O PROFSOCIO é um curso gratuito, presencial e reconhecido pela Capes/MEC, voltado prioritariamente para professores da rede pública que lecionam Sociologia ou disciplinas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o programa tem duração de 24 meses e oferece formação continuada por meio de três linhas de pesquisa:

  • Educação, escola e sociedade
  • Juventude e questões contemporâneas
  • Práticas de ensino e conteúdos curriculares

As vagas estão distribuídas por diversas universidades do país, como a FUNDAJ (PE), UVA (CE), UEL (PR), UNESP (SP), UFPR (PR), UNIVASF (BA), UERN (RN), UNEMAT (MT), UNIFAP (AP), UFJF (MG), UFU (MG), entre outras. O polo da UNEMAT, em Sinop (MT), concentra o maior número de oportunidades, com 27 vagas.

O processo seletivo terá duas etapas: análise da carta de intenções e defesa virtual da proposta de pesquisa – ambas eliminatórias e classificatórias. A taxa de inscrição é de R$ 120,00.

O resultado final será divulgado em 1º de dezembro de 2025.