Os funcionários das Unidades de Pronto Atendimento de Campina Grande (UPAs) estão passando por um treinamento do Ministério da Saúde, realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense, para melhorar a assistência inicial oferecida aos pacientes da emergência. O treinamento dos servidores acontece durante toda esta semana, no Centro de Referência em Assistência e Saúde do Trabalhador (Cerast).
O método Lean busca melhorar a gestão do atendimento, otimizando recursos, qualificando o atendimento, a triagem, o espaço e os insumos, além da assistência aos pacientes e o tempo de resposta para os cidadãos que procuram o serviço, sempre com o objetivo de acelerar o fluxo de atendimentos e evitar grandes períodos na fila de espera por atendimento.
As UPAs do Alto Branco e do Dinamérica já utilizam o protocolo de Manchester de classificação de risco dos pacientes. Mas o novo método vai otimizar, inclusive, essa técnica utilizada para garantir mais celeridade ao atendimento primário, bem como aos fluxos de internação e de procedimentos dentro das unidades.
O curso, que é vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), ensina desde critérios de disciplina na organização do espaço, ao estabelecimento de fluxos de atendimentos contínuos, otimização de material e concentração de energia da mão de obra para as atividades necessárias, além do uso coerente de máquinas, entre vários outras instruções.
Além dessa preparação, a Secretaria de Saúde já vem investido nas Unidades de Pronto Atendimento, tendo implantado o serviço de hemodiálise nas duas UPAs da cidade e o serviço de atendimento de isquemia crítica. “Nós queremos, com essas medidas, que isso se reflita em melhoria do atendimento para os cidadãos”, frisou o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.