O governador João Azevêdo abriu, no fim da manhã desta terça-feira (10), em solenidade realizada no Centro de Convenções de João Pessoa, o Ano Letivo 2026 da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, reafirmando que os estudantes são o foco central das políticas públicas educacionais do Estado. O evento foi marcado por uma série de anúncios estratégicos que ampliam oportunidades, fortalecem a cidadania e valorizam a formação integral dos alunos.
Entre as medidas anunciadas estão o lançamento do programa Conexão Paraíba, a ampliação das escolas em tempo integral — que passam de 306 para 323 unidades —, além da implantação de Escolas Cívico-Militares e da Escola do Corpo de Bombeiros, diversificando os modelos educacionais que aliam disciplina, cidadania e aprendizagem. Também foi firmada parceria com o Programa Antes que Aconteça, que será tema da Feira Literária da Rede Estadual de Ensino (FliRede), homenageando a poetisa pessoense Violeta Formiga, vítima de feminicídio em 1982. No projeto Arte em Cena, o homenageado será o cantor e compositor paraibano Herbert Vianna.
Na ocasião, João Azevêdo destacou que a abertura do Ano Letivo 2026 coincide com um momento histórico para a educação paraibana, marcado por conquistas expressivas, como a maior aprovação proporcional do País no Sisu e a obtenção do Selo Ouro em Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação.
“O ano de 2025 foi um período de avanços extraordinários. A Paraíba viveu o seu melhor momento também na educação. O Selo Ouro em Alfabetização comprova que estamos conseguindo garantir a alfabetização na idade certa, algo essencial para o desenvolvimento da aprendizagem”, afirmou o governador.
Em mensagem direcionada aos estudantes, no Teatro Pedra do Reino, o gestor reforçou o sentido do título que marca a política educacional do Estado:
“O que vocês representam para nós é o fato mais importante. Vocês, verdadeiramente, são o alvo de cada política de educação que a gente constrói. Quando sentamos para discutir qualquer ação, o aluno é o foco principal. E os resultados têm sido extraordinários.”
O vice-governador Lucas Ribeiro também ressaltou os indicadores positivos, como o desempenho no Sisu. Dos 30.357 estudantes inscritos, 21.863 conquistaram vaga no ensino superior. “Estamos começando o ano com o pé no acelerador. Tivemos a maior aprovação proporcional do País, com histórias inspiradoras como a do estudante Rian, primeiro lugar em Medicina na UFCG. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou a valorização dos profissionais da educação, com a convocação de mil novos professores aprovados em concurso público e o reajuste salarial de 10%. “É um gesto concreto de reconhecimento a quem constrói, diariamente, a mãe de todas as políticas públicas: a educação”, pontuou.
A senadora Daniella Ribeiro enfatizou o pioneirismo da Rede Estadual ao aderir ao Programa Antes que Aconteça, voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. “É um programa que será vivenciado pelos alunos e que tem potencial para mudar mentalidades, reforçando o compromisso da escola com a formação cidadã”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, também reconheceu os investimentos do Governo do Estado. “Não tenho dúvidas de que a política educacional é a base de todas as outras políticas públicas, e o governador João Azevêdo tem tido sensibilidade para investir nos filhos do povo paraibano”, declarou.
Representando os estudantes, Rafael Natan agradeceu as oportunidades proporcionadas pela Rede Estadual. “Sou aluno há oito anos e sempre fui estimulado a participar de experiências educacionais transformadoras, como os programas de intercâmbio”, relatou.
Durante a solenidade, ainda foram anunciados novos investimentos, como a renovação do Passe Livre Estudantil, a entrega de kit escolar e novo fardamento, incluindo camisa exclusiva para concluintes do Ensino Médio. Também foi confirmada a implantação das Escolas Cívico-Militares e da Escola dos Bombeiros em municípios como Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Patos e Santa Rita, além do lançamento do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, que estimulará a criação de empresas juniores e o protagonismo dos estudantes.
Ao final, Herbert Vianna agradeceu, por vídeo, a homenagem no Arte em Cena: “Como paraibano, é difícil conter em poucas palavras a emoção de ser homenageado. Tomara que a gente se encontre para celebrar isso juntos”.
A abertura do Ano Letivo 2026 reafirmou, assim, o compromisso do Governo da Paraíba com uma educação centrada no estudante, inclusiva, inovadora e transformadora.
*BOA NOTÍCIA PB, A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!